22/08/2023


Cotidiano Região

Escritora de Palmital lança livros na Feira Internacional de Literatura em Paraty

Feira reúne a elite da literatura internacional em várias ações de arte

escritora20

A escritora e um dos netos (Foto: Divulgação)

A escritora Nilva Dematé Zolandek, de Palmital, está lançando dois livros no Festival Internacional de Literatura de Paraty (FLIP). O festival está sendo neste fim de semana em Paraty, no Rio de Janeiro.

A professora apresenta ‘Águas que Passam’ e ‘Vidas Partidas’, um romance e um livro de contos. Entretanto já possui outra obra publicada.Condutoras de Emoção foi lançada em 1994, pela Editora da Unicentro.

A escritora é  professora da rede estadual de ensino, especialista em literatura brasileira pela Unicentro e escritora desde a juventude.

Mora em Palmital, é esposa do ex-prefeito Darci Zolandek e tem quatro filhos (Luís Paulo, Élide, Sara e Sophia). Além dos netos Luís Paulo e Francisco.

ELITE

Nilva faz parte de uma elite da literatura brasileira que vai a Paraty para a Flip. Nesta edição, por exemplo, o programa contou com palestra do jornalista  Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil, site que tem publicado diálogos atribuídos a procuradores da operação e ao juiz Sérgio Moro.

O  intelectual indígena Ailton Krenak, autor de “Ideias para adiar o fim do mundo” e o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa.

A FEIRA

A Flip surgiu para promover em Paraty uma experiência de encontro permeada pelas artes, em 2003.

Cada edição presta homenagem a um autor brasileiro e reúne um vigoroso time de escritores, de diferentes origens e perspectivas. Neste ano o escolhido foi Euclides da Cunha. O encontro da literatura com as ruas resulta em uma experiência singular a céu aberto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo