22/08/2023
Cotidiano Paraná

Prudentópolis está entre as três cidades mais pesquisadas no Viaje Paraná

Portal reúne os principais roteiros turísticos do Paraná

igreja-prude

Igreja em estilo ucraniano (Foto: Ascom)

Prudentópolis está entre os três roteiros turísticos mais procurados no Portal Viaje Paraná. Localizado na região central, o município possui mais de 100 cachoeiras catalogadas e um circuito de ecoturismo. Também preserva a cultura ucraniana na gastronomia e nas tradições familiares.

De acordo com o Portal Viaje Paraná, a outra cidade é Primeiro de Maio, na divisa com São Paulo. Banhada pelos rios Paranapanema e Tibagi, é terra de turismo fluvial e esportes aquáticos.

Em seguida está Terra Roxa, no Oeste, terra da tradicional Feira Moda Bebê. A feira  atrai visitantes de diversas regiões do País. Porém, Curitiba e Chopinzinho também são muito pesquisadas.

Conforme o portal, as três cidades mais procuradas têm vocações diferentes. Aspecto marcante do turismo paranaense e do projeto de atração do Estado.

Maripa, no Oeste: gastronomia (Foto: Viaje Paraná)

POTENCIAL DO PORTAL

Para se ter uma ideia do potencial de divulgação do site, em cinco meses, de 12 de fevereiro a 11 de julho, 29.876 pessoas acessaram o portal.

Conforme disse a Agência Estadual de Notícia, site concentra todas as informações turísticas das cidades. Mas é preciso fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Nesse período foram 105.173 visualizações de página.

Sob a responsabilidade da Secretaria de Comunicação e Cultura e É-Paraná oferece também um calendário com as principais festas e atrações nos destinos turísticos.

Outro diferencial é a possibilidade de verificar a quilometragem de um ponto a outro no Estado por calculadora de distâncias. Isso permite programar melhor o roteiro desejado.

Além disso, a página está disponível em português e já conta com 70 destinos traduzidos para o inglês. O acesso pode ser via computador, tablet ou celular.

Bodyboarding Paraná (Foto: Vinicius Araújo)

DICAS E ROTEIROS

O site já tem dicas e roteiros de viagem para 123 municípios e a intenção é disponibilizar, até o final do ano, informações sobre os 283 destinos com potencial turístico no Estado.

A plataforma é atualizada diariamente com dicas de passeios, hospedagem e gastronomia das cidade. Além de trazer fotos e vídeos dos locais que podem ser visitados.

Além disso, há opções para todos os gostos e bolsos. O viajante pode escolher do turismo religioso a destinos para famílias e casais. Além de alternativas de aventura, natureza e praia. Há ainda páginas exclusivas sobre o Litoral e o Estado, com informações gerais sobre lugares mais visitados e dicas.

INSERÇÕES ESTRATÉGICAS

Até o momento o alcance do site foi apenas natural, com inserções estratégicas na imprensa, mas o intuito é transformá-lo em ponto de encontro de todas as informações necessárias para o turista. As equipes que trabalham no Viaje Paraná estão construindo um programa de SEO (estratégia para melhorar o ranqueamento em mecanismos de busca) e conteúdos exclusivos para divulgação em mídias digitais nos próximos meses – as páginas no Facebook e Instagram começaram a funcionar há apenas trinta dias e já contam com 1,8 mil seguidores.

Santuário São Vicente Pallotti na Rota do Rosário (Foto: Fabio Dias)

INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS

Conforme explicou Hudson José, secretário de Estado da Comunicação Social e Cultura, o Viaje Paraná une informações fundamentais de cultura, histórico e gastronomia e uma plataforma atrativa com imagens e vídeos. “É uma página de chegada. Tem as principais atrações turísticas do Estado em textos, vídeos e imagens. O que leva a pessoa a tomar uma decisão pelo destino turístico é beleza. Como se traduz isso? Com imagens”, afirma.

O portal, explica o secretário, atende o compromisso do governador Carlos Massa Ratinho Junior com a geração de emprego e desenvolvimento social através do turismo. “É uma das apostas do governo para atrair investimentos e gerar renda. Pelos exemplos que temos, o setor responde muito rápido a investimentos menos expressivos. E também representa emprego às pessoas localmente, próximas ao empreendedor, o que diminui as faltas, integra as localidades e possibilita mais conforto”, completa.

A orientação é que pelo menos 30% dos recursos da Comunicação sejam investidos na atração de turistas e na criação de mecanismos para fidelizar quem viaja pelo Paraná.

REFERÊNCIA

Cidade de Campo Mourão. Foto: José Fernando Ogura/ANPr. 15/05/2019

Aldo Carvalho, diretor de Marketing da Paraná Turismo, afirma que o portal é uma referência em conteúdo sobre o Estado e tem potencial para ajudar o turismo a crescer pelo menos 10% nos próximos dois anos. “O Viaje Paraná concentra um material extremamente atual e funciona para distribuir melhor o nosso potencial. Queremos democratizar o acesso e provocar os próprios destinos a oferecerem melhores serviços para a população”, emenda.

A Paraná Turismo calcula que o Estado atrai 16 milhões de turistas por ano, entre aqueles internos (paranaenses que se deslocam de uma cidade para outra) e externos (outros estados e países). O crescimento projetado, segundo o diretor, passa principalmente por impactar os vizinhos, como paulistas, sul-mato-grossenses e catarinenses.

“O planejamento de turismo para os próximos anos prevê a ampliação do cardápio tradicionalmente ligado a Curitiba, Foz do Iguaçu, Vila Velha e o Litoral. Queremos dinamizar a experiência dos turistas e para isso estamos divulgando lugares que ficariam esquecidos em outros sites. O Viaje Paraná funciona como um catalisador”, completa Carvalho.

(Imagem: Viaje Paraná)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.