Quatro equipes trabalham na fiscalização e orientação dos moradores em Guarapuava com ações de educação ambiental. Mesmo assim, a alta produção diária de lixo, aliada ao descarte incorreto desses materiais colaboram para a formação de um cenário preocupante em alguns locais do município.
“Temos pontos de descarte e acúmulo constante de lixo como nos bairros Concórdia, Paz e Bem, Jardim das Américas ou bairros centrais”, afirmou o diretor administrativo e engenheiro civil da Surg, Sandro Russo Valera.
Conforme Sandro, um desses pontos onde a destinação incorreta de lixo é frequente fica no bairro Santana. Em um local específico da Região foram feitas três limpezas em menos de um mês.
“Infelizmente é um ponto, como outros existentes na cidade, onde o trabalho é feito frequentemente, mas não gera resultados duradouros. Tão logo a equipe faz a limpeza do local, o descarte e acúmulo de lixo volta a ocorrer. Assim, temos que voltar para realizar o mesmo trabalho”.
Entre os materiais descartados com frequência estão pneus, televisão e resíduos sólidos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, os próprios moradores têm feito denúncias à Secretaria sobre as ocorrências.
“Temos promovido algumas ações para evitar esse descarte incorreto, promovendo a educação ambiental. Também estamos atentos as denúncias recebidas pelos moradores e atuamos de forma rápida nesses locais. Para reforçar ainda mais a conscientização sobre o tema, estamos articulando novas formas de mobilizar a população”.
Coleta Seletiva
Assim, em Guarapuava, a coleta do lixo reciclável segue o cronograma dos operadores ecológicos. Já os resíduos sólidos e orgânicos podem ser levados pelo caminhão de coleta da Surg, que passa semanalmente nos bairros. Entretanto, para aqueles que geram um volume significativo de descarte de lixo, o recolhimento pode ser solicitado pelo telefone 153, número que também recebe denúncias.
Cronograma da Coleta Seletiva
Segunda feira
Centro (a partir das 8h);
Santa Cruz (Tarde);
Entre Rios (dia todo)
Terça feira
Trianon (tarde);
Entre Rios (dia todo);
Cristo Rei, Bonsucesso e São Cristovão (tarde)
Quarta feira
Centro (a partir das 8h);
Batel (tarde); Vila Carli (tarde);
Entre Rios (dia todo)
Quinta feira
Vila Buck e São Cristovão (manhã)
Bairro dos Estados, Bonsucesso (rodoviária), Praça da Fé e Núcleo Padre Chagas (tarde);
Entre Rios (dia todo)
Sexta feira
Centro (a partir das 8h); Santana e Alto da XV (manhã e tarde)