A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou por meio de assessoria que implantará sistema de abastecimento nas comunidades rurais de Alto da Boa Vista e Nova Pitanga. Essas localidades ficam no município de Nova Tebas.
Para isso, foi assinado um termo aditivo ao contrato entre a Prefeitura e a Sanepar pelo prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo Fernandes, pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e pelo diretor de Investimentos Joel de Jesus Macedo. Com o valor de de R$ 380 mil, as obras deverão ser concluídas em 12 meses.
Conforme a assessoria, o sistema irá beneficiar 60 famílias moradoras das localidades e que têm abastecimento bastante precário. “Ou os moradores usam água de poço e mina, que é insuficiente, ou até mesmo buscam água do rio, sem qualquer tipo de tratamento”, afirma o prefeito.
Segundo ele, o novo sistema terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida dessas famílias. “Será um grande avanço para a saúde. É a valorização desses moradores que vão receber água tratada. Tenho certeza de que, para eles, é um sonho realizado”, disse.
DESENVOLVIMENTO
O gerente regional da Sanepar Evandro Dalmolin destacou os investimentos da Companhia em pequenas localidades. Eles que garantem, entretanto, a água tratada e, consequentemente, saúde às populações, enquanto muitas cidades no Brasil.
“A Sanepar é um instrumento de desenvolvimento estadual que coloca o Paraná à frente dos demais Estados, com o atendimento com água tratada de qualidade não apenas nas grandes cidades, mas também em centenas de comunidades rurais.”
Além disso, o programa de saneamento rural prevê a implantação da unidade de abastecimento, em parceria com a Prefeitura, e o treinamento dos moradores para que eles mesmos façam a operação e a gestão do sistema.