A partir desta segunda (22) até a quarta (24), o EcoExpresso Sanepar estará em Prudentópolis. A comunidade pode visitar o expresso e é de graça. De acordo com a assessoria de imprensa da estatal, o ônibus faz parte do trabalho de educação ambiental desenvolvido pela Sanepar. O veículo leva conhecimento sobre o ciclo da água, a importância do saneamento.
A preservação do meio ambiente é prioridade nas abordagens. Conforme o histórico, o projeto funciona desde 2014. Mas apenas no ano passado, o ônibus recebeu a visita de mais de 41 mil pessoas, em 30 diferentes municípios dos Campos Gerais e Centro-Sul do Estado.
MAQUETE
Para isso, uma grande maquete no interior do veículo reproduz o caminho que a água percorre. Desde que é captada até retornar ao rio em forma de esgoto tratado. Assim, estão representadas todas as etapas do trabalho feito na Sanepar. Desde a captação, o tratamento e a distribuição da água, a coleta e o tratamento do esgoto, de resíduos sólidos, entre outras fases do processo.
VISITA ORIENTADA
A visita ao EcoExpresso é orientada por uma equipe de educadores socioambientais. Com suas explicações, a população também pode saber mais sobre a correta ligação dos imóveis à rede coletora. Além do que pode ou não ser lançado na rede de esgoto. De acordo com a Ascom, as diferenças entre a rede de esgoto e a galeria pluvial,ou a importância da mata ciliar, também são temas tratados.
Para a Sanepar, a representação das maquetes é uma forma de mostrar a importância do trabalho da Sanepar para a saúde da população. De acordo com a gestora socioambiental da empresa Luciana Garcia, também tem como proposta sensibilizar a comunidade para a preservação dos recursos hídricos”. Com o apoio da Prefeitura de Prudentópolis, o EcoExpresso está disponível para visitação da comunidade em geral entre as 9 e as 17 horas.
LOCAIS
Segunda (22): Programa de Atendimento ao Menor (PROAM), Rua Sagy Naked, s/n, Linha Ivaí
Terça (23): Centro do Idoso – Rua dos Mendes, 698, próximo à Clínica da Mulher e à Biblioteca Cidadã
Quarta (24): CRAS – Rua Principal, 642, Vila Mariana