A Câmara de Vereadores de Irati aprovou um projeto de lei que garante a instalação de brinquedos adaptados em parques públicos da cidade. O objetivo é dar possibilidade de diversão para crianças com necessidades especiais.
O idealizador do projeto, Roni Surek, contou que a demanda foi trazida pela comunidade. Além disso, destacou que os equipamentos deverão contar com placas indicativas e acesso adequado.
“Nosso objetivo é garantir a acessibilidade a todos. A inclusão social é essencial para o desenvolvimento de nossa sociedade. Além disso consiste no conjunto de atividades que assegura a participação democrática de todos”.
O projeto depende ainda da sanção do prefeito. Com a Lei aprovada, os parques infantis deverão conter o percentual mínimo de 5% de brinquedos adaptados. Além disso, os brinquedos deverão ser instalados no mesmo espaço dos demais.
Conforme a assessoria de imprensa da Câmara, as atividades do calendário municipal que contenham atividades destinadas ao público infantil deverão oferecer atividades recreativas inclusivas para crianças com mobilidade reduzida.
A população procurou o vereador que entendeu que a inserção dos brinquedos favorece a integração entre elas e estimula o convívio, o respeito às diferenças e a amizade.
O projeto ainda aguarda a sanção do prefeito, mas para o autor isso não é um empecilho. Ele destacou que este é um grande passo, uma vez que, a cidade ainda não conta com parque adaptado.
“Um grande passo para o município que, inclusive, ainda não possui nenhum parque adaptado. Precisamos de brinquedos assim também nos CMEIs, escolas e bairros, pois as crianças especiais têm o direito de se divertir como qualquer criança”.