22/08/2023



Cotidiano Economia Guarapuava

Guarapuava fecha junho com saldo negativo, diz Caged

Agropecuária liderou os números negativos, com 196 postos fechados no município

carteira-de-trabalho-1-1

 

Apesar de registrar saldo negativo de postos de trabalho pela segunda vez consecutiva, acumulado nos últimos 12 meses em Guarapuava é positivo (Foto: Divulgação)

Guarapuava fechou o mês de junho de 2019, com saldo negativo de 363 vagas de trabalho com carteira assinada. Os números são do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Foram 1.185 admissões contra 1.548 demissões no Município.

Entretanto o município ainda mantém saldo positivo de postos de trabalho, com acumulado de 504 vagas nos últimos 12 meses. De acordo com o levantamento, em junho de 2019, nenhum setor por atividade econômica registrou saldo positivo de vagas em Guarapuava. O setor com maior número de postos de trabalho fechados foi o da Agropecuária, com saldo negativo de 196 vagas.

A Indústria de Transformação terminou junho com saldo de 62 postos de trabalho fechados. Já Serviços com 35 vagas a menos. Construção Civil com saldo negativo de 32 postos. E por fim, o setor de Comércio, encerrou junho com 28 vagas fechadas. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor da Agropecuária registrou saldo negativo de 301 vagas.

1º SEMESTRE 2019

De janeiro a junho de 2019, o saldo de postos de trabalho em Guarapuava também ficou negativo, com o fechamento de 133 postos. Isso significa que houve mais demissões que contratações no período. O setor com maior saldo de admissões no semestre no município foi o de Serviços, com 276 postos de trabalho criados, seguido da Construção Civil com 161 vagas.

Entretanto, dois setores fecharam o primeiro semestre com saldo negativo. Foram Agropecuária com fechamento de 317 postos e Comércio com saldo negativo de 234 vagas. Isso signifca que nestes setores houve mais demissões do que admissões.

PARANÁ

O Paraná fechou junho de 2019 com índice positivo de crescimento do emprego. Mas foram apenas 158 vagas, já que foram registradas 90.992 admissões contra 90.834 demissões. O setor que mais empregou no Estado foi o de Serviços, com 2.070 novas vagas no mês de junho. Nos últimos 12 meses o acumulado é de 32.865 postos de trabalho.

Contudo, o setor com mais demissões no Paraná foi o de Indústria da Transformação, que em junho registrou fechamento de 1.468 postos de trabalho. O acumulado nos últimos 12 meses neste setor no Estado é um saldo negativo de 3.351 vagas. O saldo geral de postos de trabalho no Paraná nos últimos 12 meses é positivo, com 48.709 vagas de trabalho criadas.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo