22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Fogão e lareira ajudam aquecer o fim de semana em Guarapuava

Massa de ar polar já derruba as temperaturas na tarde desta sexta

fogo lareira

A pergunta que não quer calar é: vocês estão preparados para o fim de semana gelado? Se ainda não, é melhor correr contra o relógio. Isso porque a sexta (2) amanheceu ensolarada. Mas antes mesmo das 10h, o sol já havia sumido do mapa. E o cinza encobriu Guarapuava.

Ah, e antes mesmo que alguém pergunte, o Portal RSN já avisa: não vai nevar por aqui. Mas isso não significa que o frio será ‘levinho’. O céu já anunciou que os próximos dias vão ser bem frios na cidade.

Tempo começa a mudar em Guarapuava no fim da manhã desta sexta (2) (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Assim, existe previsão de geada e temperaturas negativas já a partir de amanhã (3). Mas não pense que hoje vai ser muito diferente. O dia que teve mínima de apenas 4ºC, deve ter a máxima – bem discreta por sinal – por volta do meio-dia, de 18º C. E a partir daí, não tem jeito não.

(Foto: Orlando Cezar da Silva)

GEADA

Nada vai conseguir segurar os termômetros. A chegada de uma forte massa de ar polar, traz frio intenso para Guarapuava. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), para se ter uma ideia, às 15h desta sexta (2), os termômetros caem e devem registrar 11º C. Hoje às 20h, serão 7º C. E lá pelas 23h, os termômetros chegam a 4º C.

E pra piorar ainda mais a sensação de frio, a frente fria vai trazer rajadas de vento de cerca de 40 Km/h e chuva. Isso mesmo. Que combinação perfeita, né? Começou chover ao meio-dia. E as pancadas seguem até o fim da noite. O volume total esperado não é expressivo, fica em 6mm. Mas será suficiente para deixar o dia ainda mais úmido e gelado.

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Resumindo. Se você for sair de casa, se proteja. Mas não se engane. Frio mesmo de trincar os ossos, vai fazer neste sábado (3). Mesmo com a ‘chuvica’ desta sexta, a massa de ar frio avança rápido. E existe previsão de geada até segunda (5) em Guarapuava. Neste sábado (3), faz -1ºC pela manhã. A máxima prevista para o dia será modesta: 14ºC.

A partir de domingo (4), o tempo fica mais estável. Mas tem previsão de geada novamente. Os termômetros zeram pela manhã. E a máxima esperada ao longo do dia não ultrapassa os 16°C. A segunda (5) ainda será bem fria, com geada e termômetros variando entre 3°C e 17°C.

(Foto: Reprodução/Pixabay)

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

Pra quem for sair de casa, a dica é não esquecer do agasalho pesado. Mas se você optar ficar em casa, talvez a sensação de frio seja menor. Além de tomar um café, um chocolate quente, uma taça de vinho ou chimarrão, existem alimentos que ajudam aquecer. E é difícil resistir a algumas sopas e caldos, né?

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Mas não abuse, porque normalmente esse alimentos são mais calóricos. Outra sugestão que aquece o corpo e a alma é a companhia dos amigos. Reuni-los em casa para jogar conversa fora, à beira do fogão de lenha ou da lareira, não tem preço.

Mas se você prefere ou for ficar sozinho, não se desespere. Pra quase tudo tem jeito. Até pra sua solidão. Além do agasalho e do edredon, um bom filme com pipoca pode ser uma ótima companhia. E então, qual será a sua escolha?

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.