Desde as primeiras horas da manhã desta segunda (5), policiais do Setor de Operações Especiais (SOE), fazem uma operação ‘bate grade’ na cadeia pública de Guarapuava. O SOE é ligado ao Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).
Assim, na última ação foram encontrados 84 celulares, carregadores, fones de ouvido, baterias, drogas. Estiletes e dezenas de estoques – facas improvisadas com ponta afiada, feitas de materiais diversos, também foram encontrados.
Conforme o SOE, a procura de objetos e materiais dentro das celas é rotineira. Ao Portal RSN, familiares de presos informaram que eles foram colocados sem roupa no solário, e que estavam apanhando. Porém, a informação não foi confirmada pelo Depen, que ainda não divulgou nota oficial sobre a operação.
Do lado de fora é possível ver três viaturas do SOE e policiais na parte superior do solário fazendo a segurança. Conforme os últimos números divulgados em abril deste ano, eram cerca de 400 presos em uma estrutura construída para 166 presos.
OPERAÇÃO BESTELLEN
A operação ‘bate grade’ está ocorrendo em outras unidades do Paraná. Uma delas é a Colônia Penal Agroindustrial em Curitiba. Conforme informações da polícia, lá o trabalho está sendo executado por operadores da Polícia Militar – por meio do BOPE, pelo SOE e por agentes da própria Colônia Penal Agroindustrial.
A ‘Operação Bestellen’ – termo alemão que significa ordem – busca por ilícitos como celulares, drogas, anotações e materiais de uso não permitido pelos internos. Além disso, pretende-se também implantar novos procedimentos de segurança na rotina da unidade.