O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) voltou a citar Prudentópolis como sendo um dos principais roteiros turísticos do Paraná. Foi durante o lançamento do programa Voe Paraná, em Curitiba, nessa quarta (7). O programa, que integra por malha aeroviária, as várias regiões do Estado, tem como meta o desenvolvimento também pelo turismo.
Conforme disse Ratinho Júnior, um dos principais objetivos do Governo é estimular o desenvolvimento econômico por meio do turismo. A ideia é criar um ambiente moderno para receber os visitantes.
Não é lógico ter tantas belezas naturais, como as Cataratas do Iguaçu, a Ilha do Mel, as cachoeiras de Prudentópolis e as ilhas da baía de Paranaguá e não contar com uma infraestrutura adequada para os turistas.
De acordo com Ratinho Júnior, o governo trabalha para incentivar os paranaenses a viajarem pelo Estado. Além de atrair pessoas do mundo todo para conhecer os pontos turísticos de todas as regiões. “O Paraná conta com 213 destinos turísticos e mais de 2.400 atrativos”.
MAIOR FEIJOADA DO MUNDO
Ainda em Prudentópolis, além da preservação da cultura ucraniana em toda a sua essência, o município sedia a maior feijoada do mundo. A festa começa nesta sexta (9) e segue até o domingo 11).
CANAL VOLTADO AO TURISMO
Em maio deste ano o Governo do Paraná lançou a TV Paraná Turismo, no Canal da Música, em Curitiba, sede da emissora.
Ligada à Secretaria de Estado da Comunicação Social, a TV mudou de perfil para atender o turismo. De acordo com o secretário de Estado da Comunicação e Cultura do Paraná, Hudson José, a emissora atende a diretriz do governador Ratinho Junior, que estabeleceu a promoção do turismo estadual como ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.
O governador confirma essa meta em pronunciamento no dia 14 de maio deste ano. “É o nosso compromisso com o setor do turismo, que o Paraná sempre trabalhou de forma muito tímida. O país todo terá a oportunidade de nos conhecer. O Paraná sai na frente de uma maneira inovadora”, afirmou o governador. “Não tenho dúvida de que será um sucesso. Se a ideia é boa, não tem problema copiarem. Só espero trazer mais turistas do que eles”.
Já nesse dia, Ratinho Junior destacava a Ilha do Mel, Baía de Paranaguá, Baía de Guaratuba, os alagados do Oeste, as cachoeiras gigantes de Prudentópolis, Porto Rico e as represas de Primeiro de Maio como pontos a explorar no turismo local, distantes dos grandes centros.