O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o chefe da Casa Civil, Guto Silva, apresentaram aos deputados estaduais a estrutura básica do programa Paraná Mais Cidades. A proposta prevê execução próxima e direta de investimentos nos 399 municípios do Estado. Porém, o programa ainda está em fase de planejamento. O lançamento oficial será no próximo mês.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o programa foi desenvolvido pela Casa Civil. Busca utilizar de maneira mais distribuída e estratégica os recursos que serão devolvidos pela Assembleia Legislativa neste ano. Afinal, tradicionalmente, a Alep remete ao Poder Executivo o que sobra da execução orçamentária anual. A participação dos deputados estaduais na construção do programa permite análise mais adequada das necessidades dos prefeitos para potencializar esses investimentos.
Conforme disse o governador Ratinho Júnior, o Paraná Mais Cidades é um compromisso de respeito com as diferenças regionais. Prevê atendimento aos municípios e participação coletiva nas políticas públicas.
“A ideia do programa é levar recursos para mais perto da população, atender aquilo que realmente interessa. A parceria com os deputados e prefeitos pretende identificar o que é prioritário para beneficiar o maior número de pessoas”.
ÁREAS
Os parlamentares ainda receberam planilhas com os valores dos principais serviços disponibilizados pelo Governo do Estado. São nas áreas de Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Turismo.
Inclui também Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Educação e Esporte, e Infraestrutura e Logística. Assim, cada secretaria encaminhou um contato para centralizar as demandas dos prefeitos e deputados estaduais, para agilizar os convênios com os municípios.