22/08/2023


Paraná Política

Estudo prevê a implantação de novas praças de pedágio no PR

Memorando de entendimento permite iniciar um trabalho de modelagem da futura licitação de rodovias

O memorando de entendimento foi assinado em SP nessa terça (13) (Foto: AEN)

Um memorando de entendimento foi assinado pelo governador Ratinho Júnior e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, nessa terça (13). O documento dá início a um trabalho conjunto de modelagem do novo programa de concessões de rodovias que cortam o Paraná.

De acordo com a assessoria, ao todo, serão licitados pela União 4,1 mil quilômetros de estradas estaduais e federais até 2021. “Possivelmente será o maior lote de concessões do Brasil”, afirma o governador Ratinho Junior. “Vamos criar uma modelagem que atenda o desenvolvimento do Paraná. Além de atender a população com tarifas justas e obras. E, acima de tudo, com muita transparência”, completou.

RODOVIAS

Segundo a assessoria, o documento, assinado na Bolsa de Valores de São Paulo, incorpora ao conjunto de rodovias. Tais estradas formam os 2,5 mil quilômetros do Anel de Integração três importantes estradas estaduais. São elas: PR-092 (Norte Pioneiro), PR-323 (Noroeste) e PR-280 (Sudoeste). O futuro leilão também deve abranger os trechos paranaenses das Brs 163, 153 e 476.

Na ocasião, Ratinho Junior, lembrou que desde o início do ano o governo estadual trabalha para resolver a questão das futuras concessões rodoviárias do Paraná. Além disso, o governador reforça que o desejo do Estado é uma forte redução no valor das tarifas. Além da execução de obras de duplicação e implantação de contornos nas principais cidades paranaenses.

O Secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex explica que a União já contratou uma empresa para fazer os levantamentos dos 4,1 mil quilômetros de rodovias que serão concedidas. O custo destes estudos é de R$ 60 milhões. Entretanto, somente após esse inventário é que os editais serão formalizados.

Alex pontuou que o objetivo é construir um projeto com as melhores práticas. “Esse documento estabelece as primeiras atribuições que Estado e União vão ter nessa nova licitação de rodovias. Uma formalização de que faremos juntos, através de um leilão da União”, afirmou.

TRANSPARÊNCIA

Além da redução no valor da tarifa paga pelos usuários, o Governo do Estado defende que a execução das principais obras seja nos primeiros anos dos contratos. Além disso, que o leilão ocorra na Bolsa de Valores de São Paulo. Isso assegura a visibilidade, transparência e garantias da possibilidade de participações internacionais nas delegações.

O novo programa de concessões rodoviárias, entretanto, passará a funcionar seguindo a lógica dos pedágios federais que já funcionam no Estado. Por isso deve unir corredores em formato de mosaico. Entre as ligações, destaque para o elo Guaíra-União da Vitória e o reforço na ligação com São Paulo pelo Norte Pioneiro.

Outros pontos importantes da lista de concessões são as modernizações da PR-323, entre Maringá e Guaíra. Essa é uma demanda antiga do setor produtivo do Estado. E da PR-280, que corta o Sudoeste e é uma ligação muito usada no transporte entre o Brasil e a Argentina.

Os contratos com as atuais concessionárias foram assinados em 1997 e se encerram em 2021. O polígono geométrico interliga Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Maringá, Paranavaí, Londrina e Paranaguá.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

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