22/08/2023
Comunidade Cotidiano Região

Parceria capacita mão de obra de profissionais em Pinhão

Integrantes de programas sociais podem fazer os cursos gratuitamente

costureiras

A unidade móvel está na Praça Darci Brolini (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

A população pinhãoense está recebendo a oportunidade de se especializar em áreas de grande procura na cidade. Isso porque uma parceria entre a prefeitura de Pinhão e o Sistema Fiep está oferecendo cursos em uma escola móvel instalada na Praça Darci Brolini.

Os cursos oferecem oportunidade para homens e mulheres. Metade das vagas disponibilizadas são inclusas em programas assistenciais do município. A unidade já ofertou mais cursos de assentamento de tijolo a vista e pedra decorativa.

Além disso, aplicação de revestimento cerâmico, instalação de alarmes, CFTV e portões e eletricidade básica residencial. Os alunos puderam ainda escolher os cursos de projeto de instalações elétricas, introduções à robótica, sistemas de automação industrial com controle lógico programado e panificação.

AULAS

De acordo com a assessoria, atualmente 26 alunos estão participando do curso de robótica. Além disso, estão programados outros dois cursos. O primeiro é de Automação e outro de Informática. Juntos os dois ofertam 32 vagas.

O Prefeito Odir Gotardo destacou a importância da ação conjunta das Secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, de Assistência Social e do sistema FIEP.

“Com estes cursos a prefeitura atende a comunidade que vai poder estar se capacitando, se qualificando e almejando também um espaço no mercado de trabalho”.

Mais de 300 profissionais já participaram de cursos na unidade (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

EXPERIÊNCIA

A assessoria destacou que os cursos são ofertados tanto para pessoas que nunca tiveram uma experiência de trabalho, quanto para quem já atua na área. O objetivo, segundo o diretor de Indústria e Comércio da prefeitura, Sandro Nunes Cruz, é aperfeiçoar a atividade dos profissionais. Além disso, mais de 300 pessoas já se qualificaram profissionalmente.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Madalena Zanardini, esta é uma ótima oportunidade para muitas pessoas que não têm condições financeiras de fazer um curso profissionalizante. “Ao se profissionalizar, eles têm a oportunidade de melhorar sua renda familiar”.

O objetivo é aperfeiçoar os profissionais da cidade (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

INSCRIÇÕES

Os interessados em participar dos cursos devem procurar a Secretaria de Indústria e Comércio. Ela fica localizada no hall de entrada da prefeitura em frente ao setor de tributação. O Curso de Sistema de Automação com CLP ocorre entre os dias 29 de agosto e 19 de setembro.

A duração é de 60 horas. São disponibilizadas aulas em dois turnos. Entretanto, as vagas são limitadas e o candidato deve ter idade mínima de 14 anos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo