22/08/2023


Paraná Segurança

Prisões da PC em operações de repressão qualificada crescem 216%

O número de prisões subiu de 325 no ano passado para 1028 neste ano. Os resultados são decorrentes de um planejamento estratégico

helicoptero policia civil

(Foto: Ascom/Polícia Civil)

A Polícia Civil do Paraná promoveu 183% mais operações de repressão qualificada no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento no número de prisões nessas ações foi ainda mais expressivo: 216% no primeiro semestre de 2019.

OPERAÇÕES DE REPRESSÃO QUALIFICADA

Operações de repressão qualificada são as que envolvem técnicas especializadas. Além disso, possuem intenso trabalho de investigação e normalmente geram vários mandados de prisão. Assim, nos seis primeiros meses de 2019, foram deflagradas 133 ações no Paraná, contra 47 de janeiro a junho de 2018.

Com isso, o número de prisões subiu de 325 no ano passado para 1028 prisões neste ano. Os resultados são decorrentes do planejamento estratégico executado pela cúpula da segurança pública. De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Rômulo Soares Marinho, é preciso destacar o trabalho de integração, inteligência e planejamento.

(Foto: Ascom/Polícia Civil)

“No caso específico da Polícia Civil, é importante ressaltar o aumento na investigação criminal. A intenção é que as nossas polícias atuem cada vez mais em prol do cidadão. E com isso, gere resultados positivos como este, tornando o Paraná um estado com menos criminalidade”.

Conforme o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, o aumento de operações e de prisões, deve-se a nova concepção de trabalho.

“Hoje, todos os trabalhos Polícia Civil no nível operacional são sustentados por três pilares básicos. A inteligência oportuna, o planejamento detalhado e a atuação sistêmica e integrada de todas as unidades operacionais da instituição”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo