22/08/2023


Paraná Segurança

Bombeiros paranaenses vão atuar no combate ao fogo na Amazônia

Os bombeiros participarão da Operação Verde Brasil juntamente com homens de outros estados brasileiros

bombeiros paraná

De acordo com a assessoria, 30 homens embarcam para o Rio de Janeiro no domingo (1) e depois para a Amazônia (Foto: AENPr)

A assessoria de comunicação do Estado informou que uma equipe de 30 bombeiros militares do Estado vão integrar a Operação Verde Brasil por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os bombeiros paranaenses vão atuar no combate aos focos de incêndio na Região Amazônica.

“O nosso Corpo de Bombeiros é referência para o Brasil. O Paraná tem o dever de colaborar com o País”, afirmou o governador. “Não pensei duas vezes quando fomos acionados pelo ministro Sérgio Moro”, ressaltou ele. Além disso, Ratinho Júnior destacou que o Estado pode colaborar com equipamentos e veículos caso seja necessário, como aconteceu no auxílio dado pelo Paraná às buscas de vítimas da tragédia de Brumadinho no início do ano.

INÍCIO

Conforme informou a assessoria, a tropa embarca no domingo (1). Inicialmente para o Rio de Janeiro, onde se junta a equipes do próprio Rio, Santa Catarina e também do Chile. O responsável pela expedição, o tenente-coronel Edson Manassés explica que o grupo paranaense ficará encarregado de debelar o fogo na região da Serra do Cachimbo, no Pará. A previsão inicial é uma missão com duração de 15 dias.

“É uma ação importante para o mundo inteiro e ajudar a acabar com os focos de incêndio marca a história do Corpo de Bombeiros do Paraná”, afirma o tenente-coronel, que é chefe da terceira seção do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, responsável pelo planejamento e operações estratégicas.

Além disso, o oficial é especialista em incêndios florestais. Atua na área desde 1995 e ajudou a controlar um grande incêndio em Roraima, em 1998. “A primeira ação é integrar as forças e fazer um reconhecimento do local. A partir daí dividir a equipe e montar as estratégias adequadas para a missão na floresta”, explica.

Manassés destaca ainda que foram recrutados dentro da corporação bombeiros com mais experiência em grandes incêndios dentro de matas. É o caso do capitão André Luiz Ekermann. “A Amazônia é uma área com biodiversidade diferenciada, uma reserva especial para a humanidade. Precisaremos de muita atenção para entregar um trabalho de qualidade”, afirma.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo