A deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania) saiu em defesa dos pequenos municípios do Paraná. O posicionamento da parlamentar é contrário ao projeto do senador Oriovisto
Os deputados Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT), Marcel Micheletto (PL), Cristina Silvestri (PPS) e Tião Medeiros (PTB) se aliaram ao deputado Romanelli (PSB) em defesa dos pequenos municípios paranaenses ameaçados pelo projeto de lei do senador Oriovisto Guimarães (Podemos). A proposta prevê a fusão de municípios com menos de cinco mil habitantes. De acordo com informações, o Paraná possui cerca de 100 municípios que se enquadrariam no projeto de Oriovisto.
Assim, Cristina Silvestri disse que o senador desconhece o interior do Estado. “Venho de um município grande, o maior do sul do Brasil e que foi desmembrando”. A deputada lembrou como era a vida nos municípios que eram distritos de Guarapuava. “Tinha dificuldade de acesso à educação pública, não tinha posto de saúde, asfalto, nem mesmo uma panificadora”.
Todavia, com a realidade transformada a partir do desmembramento, a deputada observa que hoje a qualidade de vida dos moradores é outra. “ Tem esgoto, água encanada, acesso ao esporte e outro benefícios que se fosse distrito não existiriam”.
Leia outras notícias no Portal RSN.