O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, foi vencedor do 1º Prêmio Compliance Across Americas. A premiação envolveu profissionais que tenham desenvolvido iniciativas de promoção da ética e da integridade. A premiação ocorreu durante o IV Congresso Integra e II Compliance Across Americas, em São Paulo no último fim de semana.
“Recebo este prêmio como incentivo para continuar com o trabalho já iniciado no Paraná. Temos muito a caminhar para implantar a cultura do compliance, da conformidade e da atenção a princípios e valores éticos”, disse Siqueira.
De acordo com a assessoria, desde a sua primeira edição, o congresso reúne centenas de profissionais do Brasil e de outros países. O objetivo é discutir a cultura da ética e da integridade. Além disso, de acordo com os organizadores foi promover o intercâmbio de informações e experiências nas áreas de compliance. Além de debater gestão de risco, governança corporativa e auditoria. Por fim, capacitar e incentivar pessoas e empresas para a cultura da conformidade.
PRÊMIO
Ainda conforme a assessoria, o prêmio foi instituído pela Escola Superior de Ética Corporativa Negócios e Inovação – (Eseni), Instituto ARC e Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE). É avaliada a atuação profissional ou voluntária, que tenha contribuído para o desenvolvimento comportamental da ética e compliance.
No Paraná, Raul Siqueira foi o responsável pela elaboração da lei que institui o Programa de Integridade e Compliance. A lei foi aprovada no primeiro semestre pela Assembleia Legislativa. O programa já foi implantado em nove órgãos estaduais e tem sido muito bem recebido pelos servidores. Para isso, a CGE mantém equipes treinadas para orientar os trabalhos.