22/08/2023


Comunidade Cotidiano Guarapuava

Mulheres da Palmeirinha recebem serviços de ônibus lilás nesta sexta (13)

O objetivo é levar serviços de saúde, atividades ao ar livre e, principalmente, prestar o atendimento de combate à violência

onibus roxo

A atividade será na rua XV de Novembro e todas as mulheres podem participar (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava leva o projeto itinerante do Ônibus Lilás para o Distrito da Palmeirinha nesta sexta (13). Ele ficará das 13h até às 16h30, na rua XV de Novembro.

De acordo com a assessoria, o projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. O objetivo é levar serviços de saúde, atividades ao ar livre e, principalmente, prestar o atendimento de combate à violência.

“Queremos inserir as mulheres da Região nessa rede de amparo. Incluindo ainda mulheres agricultoras de lugares de difícil acesso”, destacou a Secretária de Políticas públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

Durante a tarde, o projeto promoverá gratuitamente aula de pilates ao ar livre e orientações sobre a saúde da mulher. A ação contará com a participação de alunos do curso de Enfermagem da Unicentro. Além disso, a equipe especializada do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), fará atendimento psicológico, social e jurídico. Podem participar mulheres em situações de risco de violência doméstica e relacionamentos abusivos.

A equipe composta por assistentes sociais, psicóloga e advogada, busca esclarecer as dúvidas das mulheres atendidas. Além disso, se necessário, encaminha os casos para as autoridades e programas de proteção às vítimas. Vale ressaltar que esse suporte é prestado internamente no ônibus e de forma sigilosa.

Por fim, para participar, basta comparecer ao local. E, para ampliar a divulgação sobre os tipos de violência contra a mulher e a identificação dos sinais de alerta manifestados nesses casos. Além disso, estão convidados a conhecer o Ônibus Lilás, colégios, escolas, associações, igrejas e demais interessados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo