22/08/2023


Comunidade Cotidiano Região Saúde

Laranjeiras do Sul capacita cuidadores de idosos e cadeirantes

Os cuidadores puderam trocar experiências e receberam orientações de uma equipe multidisciplinar

1568231864

O curso de capacitação contou com 14 cuidadores (Foto: Ascom/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul, coordenada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), capacitou profissionais que atendem idosos no município. A necessidade veio por conta do crescimento da população de idosos e o aumento no número de doenças crônicas degenerativas.

Tais doenças faz com que os pacientes dependam de cuidados especiais, como: auxílio de vestir, alimentar, administrar medicamentos. Enfim, nas atividades da vida diária. A atividade envolveu cuidadores de idosos, acamados e cadeirantes. De acordo com a assessoria em 2019, 14 pessoas participaram do curso. Ao todo, são seis encontros com apoio de uma equipe multidisciplinar.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, fazem parte da equipe: psicólogos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e médicos. Um dos objetivos dos cursos de capacitação é a troca de experiências entre os participantes. Eles podem discutir a vivência como cuidador e a elucidação das dúvidas que os profissionais trazem consigo.

PARTICIPANTES

Ainda conforme a assessoria, a atividade tem como público-alvo todos aqueles que já foram cuidadores, que atuam nesta função ou que pretendem ser cuidadores futuramente. Podem participar, todas as pessoas que tem interesse, independentemente de ter experiência na área. O curso é gratuito e os participantes recebem uma declaração de participação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo