A necessidade da vacinação contra o sarampo está estampada nos números da doença no Paraná. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado subiu para nove o número de casos confirmados. Porém, na semana passada eram sete.
De acordo com a Saúde, os pacientes são um homem de 33 anos e uma mulher de 19 anos. Os dois estiveram recentemente em São Paulo. Embora os dois novos casos são de pessoas que residem em Curitiba, a preocupação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior se estende a todo o Estado.
Afinal, o Paraná soma 125 notificações da doença. Destas, 18 casos já foram descartados e 98 estão em investigação. Isso, além dos nove confirmados. O levantamento inclui todas as ocorrências notificadas ao Estado até terça (10).
VACINA
O Paraná segue vacinando contra o sarampo. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o público são os bebês entre seis meses e menores de 12 meses.
Porém, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, todos devem receber a dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses. Além disso, pessoas entre um e 29 anos precisam ter duas doses. Já, acima desta faixa, até 49 anos, é necessário ter uma dose.
PREVENÇÃO
A Secretaria Estadual da Saúde reforça que a única maneira de evitar o sarampo é tomar a vacina. Além de imunizar contra a doença, a tríplice viral protege também contra a rubéola e a caxumba.
Leia outras notícias no Portal RSN.