22/08/2023
Paraná Política

Em oito meses, Paraná registra mais de 129 mil novas empresas

Com 36.863 empresas, julho e agosto marcam o melhor período de 2019 até o momento

20190724_AGB_junta2

Índice representa um incremento de 6% de empresas em relação ao mesmo período do ano passado (Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) registrou a abertura de 129.728 novas empresas nos primeiros oito meses de 2019. O número é 6% maior do que o mesmo período do ano passado (121.834), reforçando o índice de criação de postos de trabalho no Estado.

Conforme a assessoria, até julho, foram abertas 40.537 vagas. Isso fez do Paraná a quarta unidade da federação que mais empregou no período. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Além disso, os dois últimos meses marcam, inclusive, o melhor período do ano até o momento. O que representa a abertura de 36.863 novos negócios. Foram 19.120 em julho (26% superior ao mesmo mês no ano passado). E 17.743 em agosto (1% maior do que em 2018). Sociedades empresárias limitadas, empresas individuais e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eirelis) puxaram a fila das inscrições. No ano, o saldo entre aberturas e fechamentos é positivo no Estado: 77.870 novos negócios.

EMPREENDEDORISMO

O Governador Ratinho Júnior destaca, entretanto, que o Paraná busca facilitar a vida de quem quer empreender. Isso faz do poder público um parceiro do setor privado. Uma das ações é o programa Descomplica, lançado no dia 14 de agosto. Para simplificar e facilitar a vida dos empreendedores. “Atacamos aquilo que era um dos maiores problemas do Estado, com uma fila de quatro mil pedidos para abrir empresa. Assim, a medida acabou com o problema, não com quem quer investir”, afirmou o governador.

O programa atua com liberação do CNPJ e das autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas. Soluções para fechamento de empresas. E por fim, a instalação de um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade civil.

O Comitê Permanente de Desburocratização foi instalado quarta (11) e conta com a participação de 23 entidades do setor produtivo. “Facilitamos a vida de quem quer gerar emprego. É mais uma medida inovadora, temos que diminuir a burocracia, é um movimento nacional”, disse o governador.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.