22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Secretaria de saúde de Candói intensifica vacinação contra o sarampo

De acordo com a Secretaria de saúde, a Unidade Básica de Saúde Santa Clara intensificará os atendimentos após às 17h até do dia 20 de setembro

Sarampo

Secretaria de saúde de Candói intensifica nesta sexta a vacinação contra o sarampo no município (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Secretaria de saúde de Candói está intensificando a vacinação contra o sarampo no município. Assim, a população deve procurar uma unidade de saúde e tomar a vacina. Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, na Unidade Básica de Saúde Santa Clara (sede), os atendimentos estão sendo feitos de segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h às 17h.

Entretanto nesta sexta (20), a imunização poderá ser feita até 19h30. É necessário levar a carteirinha de vacina e o cartão SUS. A vacina também está disponível nas unidades básicas de saúde do interior, como nas comunidades da Cachoeira, Lagoa Seca, Paz e São Pedro. Nessas localidades, a vacina pode ser tomada de segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. A prevenção é por meio da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

(Arte: Ascom/Prefeitura de Candói)

PÚBLICO-ALVO

– Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias, devem fazer a dose adicional;
– Pessoas de 1 ano a 29 anos, devem ter o registro de duas doses da vacina;
– Pessoas de 30 anos a 49 anos, devem ter registro de uma dose da vacina;
– Profissionais da saúde devem ter duas doses da vacina.

SINTOMAS

Alguns dos sintomas do sarampo são febre alta acima dos 38,5ºC, tosse e secreção no nariz. Podem ocorrer ainda irritação no olho, manchas brancas na mucosa bucal. Essas manchas podem aparecer acompanhadas posteriormente de manchas avermelhadas na pele.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.