Guarapuava possui um dos primeiros bairros planejados do Paraná, criado numa localização estratégica. A Cidade dos Lagos, nome que induz a pensar na natureza, foi planejado para agregar estrutura completa. Ou seja, está sendo construído para trabalho, lazer, vida saudável e moradia.
Porém, pra você o que é morar, ou melhor, viver bem? Pois a Cidade dos Lagos dá a resposta. Assim, o bairro foi construído respeitando a geografia, preservando o meio ambiente. Sem deixar de pensar em segurança, trabalho, saúde e, principalmente, nas necessidades do público, o resultado não poderia ser outro: qualidade de vida.
Para isso, modernidade e área verde convivem, se integram. Além da estrutura completa, o projeto paisagístico possui áreas que permitem o privilégio de estar perto de universidade, centros médicos, supermercado, shopping e outros. Entretanto, outra vantagem é o projeto urbanístico que se preocupa com a preservação das áreas verdes.
Assim dos três milhões de metros quadrados, 40% são de áreas verdes. Além disso, cinco lagos artificiais foram construídos com controle hídrico. O que permite controlar a entrada e saída de água. Entretanto, um ‘recorte’ está sendo o grande atrativo para moradores e visitantes. Uma cachoeira está localizada pertinho de uma das avenidas de acesso ao bairro, pela BR-277, e se integra ao lugar.
CENTRAL PARK E PARQUE LINEAR
De acordo com um dos empreendedores do bairro Cidade dos Lagos, o bairro proporciona muitas opções para o convívio com a natureza. Porém, ele destaca duas: o Central Park, que é um parque com 10 hectares que está sendo formado na parte mais alta do bairro.
Assim, em breve os tons terrosos das espécies outonais vão invadir a paisagem. Nessa estação, que tem muita personalidade em Guarapuava, as folhas coloridas vão quebrar monotonia do chão. Todavia, o outro destaque ficas por conta do Parque Linear que margeia o bairro. É possível apreciar espécies nativas e frutíferas.
“Todas essas opções estimulam um estilo de vida saudável, afinal, aliado às áreas verdes estão as ciclovias e espaços para caminhadas e corridas, que constam estrategicamente na malha viária do bairro para que as famílias mantenham a saúde em dia”.
PARQUE DAS ARAUCÁRIAS
Outro grande destaque natural integrado ao bairro é o Parque das Araucárias. Considerado o maior parque urbano de preservação do pinheiro araucária, a árvores símbolo do Paraná, a área de conservação têm 104 hectares. Destes 26 hectares são de florestas nativas. Ali, é possível fazer trilhas em meio à mata ou, se preferir, piquenique com a família e amigos.
Como pode ser observado, a conservação ambiental do bairro é uma preocupação permanente. Dessa forma, todas as construções obrigatoriamente passam pelo crivo da Associação Cidade Dos Lagos – Bairro Inteligente. Assim, uma central de aprovação de projetos, se baseia no regimento interno que preza, entre outros pontos, pelo equilíbrio ambiental.
PILARES
Além da preservação da natureza, outros sete pilares alicerçam o planejamento do bairro Cidade dos Lagos: segurança, saúde, tecnologia, educação, lazer, trabalho e ações sociais, ambientais e culturais. Na próxima reportagem, confira mais detalhes sobre o pilar educação, e entenda o que faz com que o megabairro guarapuavano seja uma referência em empreendimentos desta natureza. Acompanhe aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.