Estados físicos da água, aromas e sabores do café, mundo das formigas, sistema solar e textura em cores foram algumas das pesquisas e experiências apresentadas na feira de ciências no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Airton Senna, na última quinta (26).
A exposição faz parte do projeto Cientista Kids, e tem o propósito de estimular a investigação. Além disso, busca despertar o interesse pelo estudo das ciências na comunidade escolar.
“A proposta do Cientista Kids é para que desde o início da vida escolar a criança seja incentivada adquirir conhecimento. Assim, as professoras buscam sempre temas que sejam do interesse dos pequenos. Isso para que não seja apenas uma atividade, mas um estímulo ao interesse da pesquisa”, ressaltou a supervisora do CMEI, Júlia Cristina Manfio.
EXPERIMENTOS
Foram diversos os experimentos expostos pelos pequenos cientistas, que com segurança e clareza explicavam tudo. “Nós estudamos sobre as plantas e as flores. Fizemos essas árvores usando nossas mãos para serem os galhos. Aqui a gente pegou algodão, depois colocou o feijão e água, deixamos no sol, ele cresceu e vai ficar bem grandão”, explicou Ana Júlia Paiola, 4 anos.
Para deixar a feira mais atraente, os pais foram convidados para prestigiar os trabalhos. “Além do que produzem na escola, eles fazem atividades em casa com os pais, visando essa interação da comunidade com a instituição”, comentou a supervisora.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, nas últimas semanas de setembro, 26 CMEIs promoveram as feiras. Cada um elegeu o projeto que representará a instituição na 3ª edição do projeto Cientista Kids da Rede Municipal de Ensino de Guarapuava. O projeto será na prefeitura no dia 16 de outubro, das 14h às 16h.
Leia outras notícias no Portal RSN.