22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava Região

IBGE abre inscrições para contratação temporária em Guarapuava

O censo do IBGE ocorre entre os meses de agosto e outubro do ano que vem em todo o país. São aplicados questionários para a coleta de dados

Censo_IBGE_2010_Felipe_Gesteira-1024x687

As inscrições para o PSS do IBGE vão até 15 de outubro (Foto: Reprodução/IBGE)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promove a coleta do Censo Demográfico entre agosto e outubro do ano que vem. Para isso anunciou as inscrições para um PSS para contratação temporária de pessoal para os trabalhos.

De acordo com o edital, os interessados podem se inscrever até o dia 15 de outubro. Assim, as vagas são para o cargo de Coordenador Censitário e Subárea, com remuneração de R$3.100,00 com carga horária de 40h/semanais. Para concorrer ao cargo são necessários preencher alguns requisito como: ensino médio completo, carteira B e outros requisitos descritos no edital.

Além disso, há vagas para a Região. Ainda conforme o edital há uma vaga disponível para Guarapuava e uma para o Pinhão. O valor da inscrição é R$ 58. Mais informações estão no edital do concurso.

No  ano de 2020 acontecerá o Censo Demográfico do IBGE, e está em andamento um PSS para contratação  temporária de pessoal para realização dos trabalhos.

SOBRE O CENSO

De acordo com o IBGE o censo se baseia em um questionário básico que será aplicado a cerca de 71 milhões de domicílios particulares permanentes do país. Além disso, contará com 26 questões.

Assim, o questionário da amostra, aplicado a 10% desse contingente, ou cerca de 7,1 milhões de domicílios,  abarcará 76 questões, contemplando os seguintes temas: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, e mortalidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.