22/08/2023


Comunidade Cotidiano Educação Guarapuava Paraná

Inscrições para cursos técnicos estão abertas até 25 de outubro

Os cursos terão início no primeiro semestre de 2020. São gratuitos, envolvem vários eixos e têm certificação da Secretaria de Educação e do Esporte

normal_CEEPCuritiba_002

Interessados poderão se inscrever até o dia 25 de outubro (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

Quem deseja iniciar um curso técnico nas escolas estaduais do Paraná em 2020 tem até o dia 25 de outubro para se inscrever. Os cursos são gratuitos, têm certificação emitida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e envolvem diversos eixos. Entre eles Administração, Agropecuária, Enfermagem, Formação de Docentes, Informática, Química, Edificações, Eletromecânica e Design.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, a formação é ofertada nas modalidades integrado ao Ensino Médio, subsequente, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e especialização técnica.

Assim, os cursos integrados, com duração de quatro anos, são destinados a estudantes que desejam ter uma formação profissionalizante em conjunto com o Ensino Médio. Já os cursos subsequentes, duram um ou dois anos, e são destinados a alunos que já concluíram essa etapa de ensino.

(Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

As formações técnicas na modalidade Proeja, com duração de três anos, têm como público-alvo alunos com mais de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e querem fazer o Ensino Médio com uma habilitação técnica junto. Entretanto as especializações, nas áreas de Enfermagem do Trabalho, Saúde do Idoso e Gestão de Resíduos, são voltadas para quem já terminou o Curso Técnico em Enfermagem ou Técnico em Química.

INSCRIÇÕES

Os interessados devem entrar em contato diretamente com a instituição de ensino que oferta o curso de interesse para saber se haverá turmas para o ano que vem. Lembrando que existem cursos em Guarapuava e municípios da Região. A lista dos cursos técnicos, bem como das instituições, pode ser acessada aqui. Já as especializações técnicas devem ser conferidas aqui.

(Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

COMO FAZER

Para se inscrever, é necessário ir até a instituição de ensino onde o curso é ofertado. A opção de fazer a matrícula on-line, pela Área do Aluno, será disponibilizada apenas a alunos de continuidade, que já cursam uma formação técnica e desejam efetuar a rematrícula. Novos alunos precisam ir até as escolas.

Assim, os documentos necessários para a inscrição são: fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista da rede privada. Além disso, termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso; comprovante de renda familiar e declaração de vacinação, para alunos até 18 anos.

(Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

As fichas podem ser acessadas na Orientação Conjunta n. 07/2019 – DEDUC/DPGE. Entretanto, a abertura de turmas e a matrícula serão efetivadas somente se houver o número mínimo de 35 interessados. Por fim, as aulas da rede estadual do Paraná em 2020 começam em 5 de fevereiro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo