O barulho de martelos e outras ferramentas reconstruindo paredes, pisos, telhado, forro, traduz obra que vem sendo executada na Escola Municipal Professor Elias Abrahão em Turvo. O local foi praticamente destruído pela chuva de granizo que atingiu o município em 2018.
Assim, os 300 alunos que estudavam nessa escola ainda tem aulas em espaços cedidos pelos Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro. Além de salas na Escola Municipal Frida Rickli Naiverth.
De acordo com a Defesa Civil, chuva de granizo causou prejuízo para 3,8 mil pessoas, danificando outras escolas, residências e prédios públicos. Porém, a Elias Abrahão foi a mais prejudicada. Assim, após várias articulações feitas pelo prefeito Jerônimo Gadens do Rosário junto ao Governo do Estado e órgãos de financiamento, enfim, foi possível levantar o recurso que possibilitasse a reconstrução.
Conforme a prefeitura, as reformas começaram há cerca de 10 dias. A empresa contratada para a reforma tem o prazo de quatro meses para finalizar a obra.
A OBRA
A execução dos serviços conta com a demolição de parte do piso para readequação; retirada do forro e da cobertura de fibrocimento (telhas de fibra de amianto e cimento) , danificadas com a chuva, restauração das paredes internas. Além da retirada de toda estrutura da cobertura. Essa parte será reestruturada com pré-moldados de concreto armado e aço.
De acordo com o projeto, as portas e fechaduras serão substituídas. Haverá a implementação de um banheiro adaptado para pessoas com deficiência. Prevê-se também a construção de novo piso revestido especialmente para salas de aula e corredores.
Além do revestimento dos pisos e paredes nos banheiros já existentes e readequação de toda parte de instalação elétrica. Conforme a prefeitura, o acompanhamento dos serviços está sendo pela Secretaria de Planejamento e Projetos e também pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Obras.
Leia outras notícias no Portal RSN.