O secretário da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, afirmou em Foz do Iguaçu, que as diretrizes de comunicação implementadas neste ano favorecem o Estado. Ele também destacou a criação de um núcleo de produção interno e de campanhas preventivas para orientar e para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
De acordo com o secretário, a comunicação passou a partir deste ano a ter foco prioritário na atração de investimento e compromisso permanente com a geração de emprego e renda.
As campanhas publicitárias e a estratégia interna de comunicação têm esse norte, um olhar voltado para o desenvolvimento do Estado. Não precisamos fazer autoelogios, mas atender a um compromisso de inovação, de promoção das novidades e de orientação para a população.
TURISMO
O secretário também citou as estratégias desenvolvidas para o turismo. Entre elas citou o lançamento do portal Viaje Paraná e da TV Paraná Turismo. O objetivo é angariar engajamento dos paranaenses e da população dos estados vizinhos do Sul e Sudeste.
“Turismo é uma diretriz governamental e que tem a comunicação como aliada. Projetamos ampliar o fluxo de turistas no Estado e fazer com que a população conheça os circuitos religiosos, históricos e de aventura. Temos inúmeros potenciais inexplorados”.
EDUCATIVAS
Conforme o secretário, outro foco da comunicação é voltado para as campanhas educativas. Assim, refere-se ao respeito no trânsito, contra a dengue e o sarampo, saúde preventiva e segurança pública. Elas têm como intuito aproximar o Estado das pessoas, orientar e explicar decisões estratégicas.
APROXIMAR PESSOAS
Hudson José ainda apresentou os resultados da criação do núcleo interno de produção visual. Segundo ele, a intenção é diminuir os custos e aumentar a agilidade de atendimento das demandas de todas as secretarias. Conforme o secretário, em 10 meses, a média foi de 50 projetos e 20 vídeos por mês. Além de mais de 500 mil usuários atendidos diariamente nas redes sociais do Governo.
“O objetivo fundamental da comunicação é aproximar as pessoas. O conceito do Governo 5.0 e da gestão como um todo é aproximar as pessoas, tornar a administração mais próxima e presente onde precisa estar. A comunicação ajuda a orientar a população e a apresentar um Estado mais moderno, mais inovador e preparado para um novo ciclo”, afirmou José.
CULTURA
O secretário também disse que a unificação da comunicação com a cultura permitiu mais agilidade e notoriedade às duas áreas. Ambas passaram a conversar com a população de maneira descentralizada. De acordo com Hudson José, o principal destaque foi para o terceiro edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice).
O projeto veio com novidades que devem aumentar a abrangência dos projetos para mais cidades. Além de ampliar as chances de participação aos produtores culturais de fora de Curitiba. Conforme o secretário, o Governo do Estado destinará R$ 33 milhões para o programa em 2020 e 2021. Assim, o teto será de R$ 350 mil por projeto. Segundo o secretário, a proposta é ampliar o número de projetos contemplados e levar mais recursos para as cidades do Interior.
Assim como nos editais anteriores, serão contempladas 10 áreas artístico-culturais. Elas estão divididas em Artes visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, livro e leitura, Música, Ópera. além de Patrimônio cultural material e imaterial, Povos, comunidades tradicionais e culturas populares, Teatro.
SERVIÇO
A reformulação do edital atende à demanda apresentada por agentes culturais, produtores e artistas de todas as áreas culturais durante as Audiências Públicas de Cultura nas oito macrorregiões histórico-culturais do Paraná. Também estão em consonância com as alterações feitas pela Comissão do Profice (CPROFICE) e pelo Conselho Estadual de Cultura (CONSEC).
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