Para fomentar ainda o empreendedorismo feminino, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Agência do Empreendedor, em parceria com o Governo do Estado, está oferecendo o programa Banco da Mulher Paranaense. Assim, a iniciativa oferece uma linha de financiamento com taxas de juros mais baixas para apoiar pequenos negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, a agência possui diversos programas que facilitam e favorecem o desenvolvimento dos empreendedores da cidade. “E esse, especificamente, atende um público crescente, com facilitações diferenciadas para que as guarapuavanas tenham oportunidades de investir ainda mais em seus negócios”.
Conforme a coordenadora da Agência do Empreendedor, Ana Claúdia Klosouski, a busca é pelo empoderamento feminino. “Dessa forma geramos emprego e renda com uma atenção especial a esse público, além de fomentar o empreendedorismo através do acesso ao crédito facilitado”.
LINHA DE CRÉDITO
A Agência do Empreendedor de Guarapuava pode liberar até R$ 20 mil de crédito para microempreendedoras individuais e até R$ 500 mil para microempresas e empresas de pequeno porte, com juros a partir de 7% ao ano. Em Guarapuava, três empreendedoras já estão utilizando o benefício. Uma delas é Ana Tomem Pasternak, proprietária de uma lavanderia.
“O programa é extremamente importante para o crescimento da empresa. Eu já havia tentado em outros lugares que dificultaram o acesso ao crédito ou tinham uma taxa abusiva. E, na Agência, todas as dúvidas foram sanadas e eles ajudaram na obtenção do crédito com juros mais baixos. Vamos utilizar o benefício na ampliação do espaço utilizado para a lavagem das roupas”.
Com a aprovação do crédito, as mulheres podem investir em atividades empreendedoras como construção, ampliação e reformas, aquisição de maquinário, equipamentos e capital de giro para formação de estoques e manutenção do empreendimento. O valor máximo do crédito varia conforme o tempo de atividade de seu negócio.
Assim, microempreendedoras individuais ou microempresárias podem entrar em contato pelo telefone: (42) 3621-3159. Ou ainda ir até a Agência do Empreendedor, que fica na prefeitura, entre 13h e 17h.
Leia outras notícias no Portal RSN.