22/08/2023
Brasil Cotidiano Educação

MEC reforça horários de aplicação do Enem neste domingo (10)

De acordo com o MEC, hoje serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Os portões abrem 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília

exame_do_enem_2015

Neste domingo (10) serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) está reforçando o horário de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para que ninguém chegue atrasado. De acordo com a Agência Brasil, participaram do primeiro dia de prova no domingo passado (3), cerca de 3,9 milhões de estudantes. Neste domingo (10), eles fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

Os portões serão abertos 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e vão até 18h30. Os participantes terão meia hora a menos que no domingo passado (3), quando fizeram as provas de redação, linguagens e ciências humanas.Dadas as diferenças de fuso-horário no Brasil, candidatos que farão a prova em sete estados vão responder as questões até duas horas antes do horário da capital do país. O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. A lista completa dos documentos aceitos está disponível na página do Enem.De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudo Educacionais Anísio Teixeira (Inep), recomenda-se que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso. O cartão pode ser buscado na Página do Participante e no aplicativo do Enem.As questões da prova só podem ser respondidas com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. No último domingo, relógios de alguns aparelhos eletrônicos adiantaram automaticamente uma hora. O problema havia sido previsto pelo Google.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.