22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

RSN lança a websérie ‘Guarapuava 200 anos’ nesta quinta no Spazio Vecchia

Projeto mostra fatos históricos e contextualiza com a presença de 20 empresas que acreditam no desenvolvimento do Município

sol-guarapuava-2

Guarapuava 200 anos (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Guarapuava vive um momento ímpar de transição entre o passado histórico e os desafios de uma nova era. É o contraponto entre 200 anos de lutas, perdas e conquistas com um ‘boom’ de desenvolvimento que a coloca em outro patamar.

Porém, para que isso acontecesse e continue dando essa nova ‘cara’ à cidade bicentenária, foi preciso olhar além. Entretanto, se isso passou a ser vivenciado nos últimos sete anos, há cerca de duas décadas, surgia o desafio de se criar um site de notícias ‘on-line’. Nessa época, a Internet também chegava a Guarapuava.

Assim, ao lado de jornais impressos como a Tribuna de Guarapuava, Tribuna Regional e Jornal de Guarapuava, a RedeSul de Notícias cunhou a sua marca como o primeiro site de notícias on-line do município e um dos primeiros do interior do Paraná.

A partir disso, aos poucos, o leitor, agora internauta, passou a conviver com a história do cotidiano de Guarapuava sendo escrita e divulgada no momento exato em que o fato acontecia.

Assim, as mudanças foram redesenhadas de acordo com a realidade. A imprensa, assim como os demais setores da economia, sofreu o impacto da tecnologia da informação. Uma condição que muda a ‘cara’ do mundo.

RAPIDEZ

A rapidez na troca de dados, a interconexão sem fronteiras, o passado e o presente em apenas um clique, interferem entre o tempo e o espaço. É o mundo que cabe na palma na nossa mão. Assim, a forma de consumir a notícia também mudou. As pessoas querem saber de tudo de forma instantânea.

E é justamente aí que o hoje Portal RSN, marca registrada, consolida o seu desafio: ser ético, fortalecendo a liberdade de expressão, provocando a reflexão, formando opiniões, respeitando diferentes pontos de vista. Se firma também como empresa que presta um serviço de comunicação. Necessário e estratégico para as empresas se tonarem mais competitivas e com visibilidade.

E é com esse ‘mantra’ que o Portal RSN lança na noite desta quinta (28), às 20h na Spazio Vecchia o projeto ‘Websérie – Guarapuava 200 anos’. Idealizado pela jornalista Tais Nichelle, cuja responsabilidade é total sobre o projeto, a websérie está embasada na confiança de empresas que acreditam no desenvolvimento de Guarapuava. São elas que contam o seu protagonismo no desenvolvimento do Município.

RSN e Núcleo Vídeo: Pedro, Tais e Mateus (Foto: Núcleo Vídeo)

DEDICAÇÃO

Para isso foram três meses de muito trabalho, levantando às cinco horas e dormindo na madrugada. De acordo com Taís, as imagens foram pensadas para ilustrar Guarapuava e seus encantos.

“Queremos exaltar sua gente, suas paisagens, sua cultura e sua rica história. A narrativa é conduzida para valorizar também as empresas e os empresários que acreditam e investem nessa terra, gerando empregos, renda e desenvolvimento”, explica a jornalista.

Conforme Taís, a websérie será veiculada no Portal no período de 1º a 31 de dezembro no ‘espaço vídeo’, com repercussão nas redes sociais.

“Desde sempre, a alvorada de Guairacá surge luminosa e se despede majestosa. Ao final de cada dia, um pôr do sol de tirar o fôlego. Essa é a inspiração! Prepare-se para (re)conhecer esses 200 anos através de um resgate histórico feito com sensibilidade, carinho e cuidado”, diz Taís.

EQUIPE

O comprometimento e o profissionalismo da equipe é o combustível que move cada fração de segundo do Portal RSN. São quatro jornalistas, um publicitário, um atendimento, duas pessoas na administração, duas advogadas, além de outros profissionais de apoio que dão sustentação ao trabalho.

Assim, a equipe não para. Afinal, para a notícia não existe tempo delimitado, nem hora marcada. Com inserção na Região, desde Irati até Foz do Iguaçu, atingindo também a Cantuquiriguaçu, a Amocentro e outros territórios regionais, o Portal soma hoje mais de 2,5 milhões de acesso por mês.

São mais de 174 mil seguidores no Facebook, e mais de 12 mil no Instagram. O público é pulverizado entre as várias faixas de idade e nível sócio-econômico. E até o final de dezembro estará sendo lançado o aplicativo do Portal RSN.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo