22/08/2023


Comunidade Cotidiano Saúde

Irati tem mais seis casos suspeitos de sarampo

A cidade conta com cinco casos confirmados e nove ainda estão em análise. O Paraná conta com 538 casos de sarampo confirmados

SARAMPO

Ao todo, o Paraná conta com 538 casos confirmados de sarampo (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o boletim com dados atualizados do sarampo no Paraná. Desde o início de agosto, quando foi confirmado o primeiro caso, já são 538 pessoas que estão ou contraíram a doença no Estado. Em Irati, cinco casos foram confirmados e três estavam em análise. Nesta semana a prefeitura confirmou outros seis casos suspeitos entraram em investigação nesta semana.

A Secretaria de Comunicação da prefeitura divulgou um chamamento público para evitar que a doença se espalhe ainda mais. A assessoria afirmou que os novos casos estão na faixa etária entre cinco meses e 11 anos. Por isso, todas as pessoas que estiveram nos seguintes locais e horários devem comparecer a uma unidade de saúde, munidos de RG, cartão SUS e Carteirinha de Vacinação

27/11 Colégio João de Mattos – retirando leite entre as 13h e 14h.
29/11 Colégio João de Mattos – retirando leite entre as 13h e 14h.
30/11 Festa do Pêssego das 09h às 12h.
01/12 GCenter da Rua Dezenove, das 16h às 17h. Festa do pêssego das 13h às 19h. Pronto Atendimento Municipal das 22h à 00h.
02/12 Banco Ligeirinho das 08h às 10h. Banco Brasil das 10h às 12h. Pandoca das 18h30 às 19h30. Apresentação natalina Escola Nossa Senhora das Graças das 19h às 22h.
04/12 Bar do Carlinhos e Unidade de Saúde Rio Bonito pela manhã.
04/12 Unidade de Saúde Ademar Vieira de Araújo das 09h30 às 11h.

BOLETIM

O boletim desta semana registra 59 novas confirmações, um aumento de 12% em relação ao balanço anterior. Pela primeira vez, há confirmações em Quitandinha, Rio Negro, São Mateus do Sul e Marechal Cândido Rondon.

O boletim apresenta um quadro crescente de casos em todo o Estado com o maior número de ocorrências concentrado em Curitiba. “Temos 339 casos na Capital do Estado, é mais de 60% do total. Mesmo com os chamamentos ainda não atingimos as pessoas. Por isso, mais uma vez, pedimos que tomem as doses necessárias para prevenir o sarampo”, reforça o secretário da Saúde Beto Preto.

Além disso, os adultos com idade entre 20 e 29 anos continuam sendo o público mais infectado com o vírus do sarampo: são 281 casos, o que representa 52% das pessoas com a doença confirmada. Por outro lado, este grupo é o que menos procura regularizar a carteirinha de vacinação. Dados do Ministério da Saúde (Sistema SI-PNI) mostram que, em 2019, foram aplicadas apenas 159 mil doses da vacina em uma população, nessa faixa etária, estimada em 1,8 milhão de pessoas.

O Ministério da Saúde estipula como surto a partir de um caso registrado no município, já que a doença estava erradicada.

VACINAÇÃO

As doses da vacina estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde de todos os municípios do Estado. A secretaria estadual recomenda que as pessoas levem a carteira de vacinação até e, caso não tenham o documento, não há problema. Assim, a pessoa será vacinada da mesma forma e receberá uma nova carteira de vacinação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo