Promover a conscientização sobre o consumo e a importância do planejamento financeiro para crianças e jovens no Paraná. Este é o tema que une os dois Projetos de Lei (PL) apresentados nessa segunda (9) pelo Deputado Estadual Plauto Miró Guimarães Filho.
De acordo com o parlamentar, o primeiro projeto prevê a implantação obrigatória dentro de escolas públicas e privadas de estudos sobre educação financeira. Porém, de forma que os inclua dentro das disciplinas já existentes no currículo escolar.Assim, o conteúdo, destinado aos alunos dos ensinos fundamentais e médio, poderá ser adaptado sobre a elaboração do material pedagógico de cada instituição. A finalidade é educar os alunos sobre o uso consciente de crédito. O objetivo é reduzir os índices de inadimplência e endividamento dos cidadãos. Além de incentivar a formação de poupanças e investimentos financeiros.
Já o segundo projeto prevê a Semana Estadual de Educação Financeira, com início no dia 20 de maio de 2020. Assim, o objetivo é fomentar as discussões sobre a importância do planejamento financeiro e a conscientização sobre consumo. O debate será em conformidade com a Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira – o Conef.
Conforme Plauto, a discussão sobre responsabilidade financeira é fundamental para a formação social das novas gerações. “Estamos vivendo um momento de transformação em todo país. Temos a obrigação de proporcionar as nossas crianças conhecimentos na área de finanças, de modo que estimule o uso consciente de crédito, a formação de investimentos e poupanças, gerando uma redução dos números de inadimplentes em território nacional e auxiliando com o desenvolvimento econômico do nosso estado”.
Leia outras notícias no Portal RSN.