A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura firmou com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) um acordo de cooperação técnica, científica e cultural, para instalação de um centro de formação e ao fortalecimento do Sistema Estadual de Museus do Paraná.
Assim, o convênio permitirá uma maior qualificação técnica nas áreas de expografia (conjunto de técnicas para o desenvolvimento de uma exposição). Além de manutenção e conservação de acervos de museus público e particulares em todo o Estado, a partir de 2020. Assinaram o acordo o diretor-geral da Comunicação Social e da Cultura, Fabrício Ferreira; e o reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo.
Segundo Renê Wagner Ramos, coordenador do Sistema Estadual de Museus, há hoje no Paraná em torno de 300 instituições museológicas públicas e privadas. Além disso, uma maior qualificação tanto de suas estruturas quanto dos profissionais ligados à área é uma reivindicação antiga.
Ele diz que essa foi uma demanda recorrente no primeiro semestre de 2019, durante as Audiências Públicas, encontros promovidos pela Secretaria em todo o Estado. Cujo principal objetivo foi mapear as demandas culturais de cada macrorregião, estabelecendo diálogo com os agentes.
UNESPAR
Assim, a proposta, explica Ramos, é que a graduação em Museologia da Unespar, em Curitiba, promova cursos, palestras e oficinas com a participação de profissionais ligados aos diferentes museus, que voltarão às suas Regiões e atuarão como agentes multiplicadores.
Outra proposta do acordo é também fomentar a criação de centros de memórias nos municípios onde não há museus, mas haja o anseio de criar um espaço para a manutenção, preservação e exibição acervos locais.
Leia outras notícias no Portal RSN.