22/08/2023


Comunidade Cotidiano Guarapuava

Bombeiros dão início na Operação Parque do Jordão nesta sexta (20)

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, neste ano a prevenção ocorrerá diariamente até o dia 5 de janeiro de 2020

operação veráo - gpuava

Bombeiros participam de Operação Parque do Jordão em Guarapuava até dia 5 de janeiro (Foto: Ascom/12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava)

O 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava informou nesta quarta (18) que as atividades de prevenção no Parque Recreativo do Jordão serão iniciadas na próxima sexta (20) a partir das 8h. De acordo com a assessoria dos bombeiros, neste ano a prevenção ocorrerá diariamente até 5 de janeiro de 2020. Assim, serão nove guarda vidas civis e dois militares.

Ainda conforme os bombeiros, após este período a prevenção ocorrerá nas sextas, sábados e domingos até o feriado de carnaval. Além disso, durante o Carnaval as atividades preventivas serão reforçadas e se encerram na quarta de cinzas, dia 26 de fevereiro de 2020.

TRABALHOS

Assim, as atividades dos bombeiros terão início às 8h e terminam às 20h. O horário pode ser estendido conforme o fluxo de banhistas e condições climáticas. A assessoria destaca ainda que o maior fator de risco para a morte por afogamento para as crianças é a falta ou o descuido na supervisão por um adulto.

Por isso, reitera que a segurança na água provida por guarda-vidas não substitui a supervisão dos pais ou responsáveis.

CUIDADOS

O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados dos riscos em ambiente aquático. Algumas atitudes podem evitar o afogamento em rios e cachoeiras.

1. Não entre em rios de corredeiras;
2. Em rios sem corredeiras: água no máximo a altura dos joelhos ou utilize colete salva-vidas, pois a profundidade pode aumentar rapidamente;
3. Supervisão o tempo todo das crianças pelos pais ou responsáveis;
4. Nunca entre na água alcoolizado ou mergulhando de cabeça;
5. Se estiver em perigo: mantenha a calma, flutue e acene por socorro e não nade contra a correnteza;
6. Se for ajudar: não entre na água para salvar, ligue para 193, e jogue um material flutuante e aguarde um profissional chegar;
7. Em locais protegidos por guarda-vidas, respeite sempre a orientação deste profissional

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo