22/08/2023
Brasil Cotidiano Economia

Bancos funcionam hoje (26) e fecham nos dias 31 e 1º

Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a população deve utilizar os canais alternativos de atendimento bancário

fgts_rio_3

Bancos funcionam hoje (26) e fecham nos dias 31 e 1º (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil)

As agências bancárias abrem normalmente hoje (26), após o atendimento em horário especial na véspera do Natal. Entretanto, conforma a Agência Brasil, o último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para fazer todas as operações bancárias, será 30 de dezembro.

Na terça (31), as instituições financeiras não abrem para atendimento. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Assim, a Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionaram no Natal (25) e não abrirão no dia da Confraternização Universal (1º de janeiro).

Além disso, a federação orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento bancário para fazer transações financeiras, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

PAGAMENTOS

Os carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Por fim, os boletos bancários de clientes cadastrados, como sacados eletrônicos, poderão ser agendados ou pagos por meio do débito automático.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.