O Balé Teatro Guaíra teve público recorde em 2019. Foram 39,5 mil espectadores, o maior número desde 2011. Assim, este valor representa uma alta de 20% em relação a 2018. Em maio ocorreu a Mostra de Repertório para celebrar os 50 anos do Balé Teatro Guaíra e depois a companhia fez uma turnê por oito cidades paranaenses. Em todos os locais, foram ofertadas oficinas técnicas e artísticas para a comunidade. No total, o BTG se apresentou 34 vezes neste ano.
Para a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, esse é o resultado do compromisso do Governo do Estado com a cultura paranaense. “Tudo o que planejamos em 2019 foi baseado na premissa de democratizar o acesso, garantir que todos no Estado se sintam parte dessa comemoração de 50 anos do BTG. Houve um esforço muito amplo para mostrar aos cidadãos que a nossa razão de ser é o público. E esses dados mostram que a população comprou nossa ideia e participou ativamente dessa celebração”, diz.
MOSTRA DE REPERTÓRIO
Assim, foram apresentados os seguintes trechos do espetáculo: a abertura, os duetos de Beatriz e Lily Braun e a carreira, última cena da versão original. Esse repertório foi escolhido por ser o mais icônico da história da companhia. O Circo foi criado, entretanto, por Edu Lobo e Chico Buarque especialmente para o Balé Teatro Guaíra e estreou em 1983. Foi um divisor de águas e projetou o BTG nacional e internacionalmente – foram mais de 200 apresentações, uma delas lotou o Maracanãzinho no Rio de Janeiro.
Além disso, ao todo, foram mais de 20 apresentações lotadas, 700 horas de ensaios, 10 mil km percorridos e 6 meses de planejamento. O cinquentenário do BTG é um projeto que envolveu a participação de mais de 300 profissionais do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e TV Paraná Turismo.
TURNÊ PELO PARANÁ
O Balé Teatro Guaíra viajou para oito cidades paranaenses para comemorar seu cinquentenário, celebrado em maio de 2019. A companhia apresentou em Curitiba uma mostra de repertório com os maiores sucessos de sua história e depois passou por Campo Mourão (24/05), Cascavel (31/05), Maringá (07/06), Guarapuava (05/07), Paranaguá (26/07), Foz do Iguaçu (02/08) e Londrina (03/10).
Leia outras notícias no Portal RSN.