Uma boa notícia para os usuários da PR-466 entre os municípios de Turvo e Pitanga. Nesta terça (7), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) publicou edital de licitação. Assim, o edital prevê a contratação da empresa que vai executar o projeto de engenharia da restauração e ampliação da capacidade da rodovia. A PR-466 vem sendo palco de muitos acidentes, dos quais com grande número de óbitos.
De acordo com o DER, o trecho tem extensão de 45,5 quilômetros e inicia na PR-460, há cerca de um quilômetro do entroncamento com a PR-239, em Pitanga. Acaba no início do perímetro urbano de Turvo. Conforme o DER, o orçamento previsto é de R$ 3,3 milhões. Assim, as empresas e consórcios interessados têm até o dia 27 de janeiro para entregar as propostas. Todos os documentos e informações sobre esta licitação podem ser acompanhados na página Compras Paraná.
Conforme o DER, o projeto prevê a restauração da pista existente e a implantação de dispositivos de ampliação da capacidade de tráfego. São acostamentos, faixas adicionais e acessos. Além disso, o projeto deve planejar as intersecções nos acessos aos municípios de Santa Maria do Oeste e Boa Ventura de São Roque. Além da instalação de passeios, travessias para pedestres, pontos de ônibus e ciclovias.
DIVISÃO
Contudo, segundo o órgão, há uma divisão em três subtrechos: o primeiro tem 14,5 quilômetros e começa a um quilômetro do entroncamento com as PRs 460 e 239, em Pitanga. Vai até o acesso a Santa Maria do Oeste, onde se inicia o segundo subtrecho, que tem 21,7 quilômetros e vai até o acesso a Boa Ventura de São Roque. Por fim, o último subtrecho tem 9,3 quilômetros de extensão e liga este acesso ao perímetro urbano de Turvo, na altura do km 220 da PRC-466.
O projeto executivo ainda deve tratar de todos os serviços e estudos de duplicação, restauração, tráfego e de segurança. Além de estudos geológicos/geotécnicos, hidrológicos/hidráulicos, topográficos/geodésicos, entre outros.
ESTRATÉGICO
A restauração e ampliação da capacidade da PRC-466 faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O acordo entre Governo do Paraná e BID foi firmado em dezembro de 2017 e prevê, até 2022, um investimento de mais de R$ 900 milhões em obras e projetos de infraestrutura do Estado.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, parcerias como a que foi firmada com o BID são importantes. “Em Pitanga, já estamos trabalhando na pavimentação asfáltica da PR-239, até Mato Rico. Com a publicação deste edital, damos início ao primeiro lote do projeto de melhorias na PRC-466, até Turvo. Futuramente, vamos também licitar o segundo lote, que se refere a duplicação do trecho que vai de Turvo até Guarapuava”.
Para o diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, a restauração da PRC-466 é mais uma obra que remodela as rodovias da região Centro-Sul do Estado. “Hoje temos obras em Pitanga, Mato Rico e, em breve, Roncador e Guarapuava”.
EDITAL
A licitação ocorre na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que empresas pré-selecionadas são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço. Elas deverão ser entregues em envelopes lacrados diretamente no DER/PR, em Curitiba, até 27 de janeiro, com a abertura dos envelopes agendada para o dia seguinte e transmitida pela internet.
A empresa ou consórcio será declarado vencedor de acordo com análise de suas propostas. No caso das propostas técnicas são avaliados três critérios: experiência prévia; adequação da metodologia e plano de trabalho ao proposto no edital; e qualificação dos profissionais participantes na elaboração do projeto. Nas propostas de preço o critério é o menor valor oferecido.
Assim que estiver pronto e for aprovado pelo DER/PR, o projeto será utilizado como base para o edital de licitação de execução das obras.
EM ANDAMENTO
Atualmente o DER/PR também trabalha na pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico, passando por Barra Bonita. A obra foi orçada em R$ 22,9 milhões e teve início em setembro de 2018. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em maio de 2021.
Já o edital de licitação de melhorias no segundo lote da PRC-466, de Turvo até Guarapuava, ainda está em elaboração e deve ser publicado no início de 2020.
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