Está em andamento a etapa final da revitalização da Casa da Cultura de Irati – Fundação Edgard e Egas Andrade Gomes. Assim, o valor da obra é de aproximadamente R$ 485 mil. Tais valores são provenientes de repasses do Ministério da Cultura e contrapartida do município.
A execução dos serviços está a cargo da Camargo & Gasperin Ltda, empresa vencedora de processo licitatório, e a fiscalização é feita pela Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da Prefeitura. O prazo de execução é de cinco meses, contando a partir do dia 6 de janeiro de 2020.
MELHORIAS
De acordo com a engenheira civil Ivana Rigoni, responsável por fiscalizar estes trabalhos, nesta etapa final da obra deverão ser feitos os serviços de recomposição de peças de madeira para reparos no piso. Além de forro e paredes. Ainda a restauração das esquadrias; pintura externa e interna. E a manutenção das instalações elétricas e hidrossanitárias; adequação às exigências da Legislação referente à previsão de incêndio. Por fim, adequação às disposições legais relativas à acessibilidade, com execução de rampas de acesso, colocação de piso rodotátil e instalação da plataforma elevatória.
além disso, o engenheiro Adriano Batista, secretário municipal responsável pela pasta da Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, explicou que entre os anos de 2018 e 2019, houve uma rescisão contratual com a antiga empreiteira que havia assumido a obra, levando a um atraso na continuidade da revitalização da Casa da Cultura.
Assim, o ex-prefeito Alfredo Van der Neut, atualmente responsável pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati, afirmou que está animado em ver que a Casa da Cultura vai, segundo ele, novamente florescer.
Além disso, conforme as palavras do secretário Alfredo, a administração municipal dará uma atenção especial para os eventos culturais que Irati sempre sediou na Casa da Cultura, e que passarão a ser retomados a partir da entrega oficial desta obra revitalizada, marcada para acontecer em julho deste ano. As obras devem estar finalizadas para as festividades do aniversário de 113 anos da cidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.