22/08/2023
Cotidiano

Começa hoje o maior evento social de Guarapuava e do PR: a Friends

imagem-19810

Guarapuava sedia a partir desta sexta-feira (3) o maior evento social do Paraná e um dos maiores do País. Em sua décima edição a Festa Friends abusa da criatividade e reúne o que há de melhor em quatro dias de muita música, gastronomia e, principalmente, amizade. Como o próprio nome sugere a Friends é uma festa entre amigos que já somam mais de 5 mil vindos de várias cidades brasileiras. São pessoas do Brasil inteiro, principalmente, paranaenses, em sua maioria entre 20 3 30 anos, pertencentes às classes sociais A e B, portanto, de alto poder aquisitivo, formadores de opinião, que se divertem cercados de glamour e boa música. Muitos já estão na cidade e começam a se divertir na noite de hoje, sexta-feira, no “pub” London. É a “Noite do Esquenta”, anuncia Thiago Pissaia, idealizador da festa junto com o amigo Luis Artur Araújo, o Tur, há 10 anos.
A programação é diversificada e shows é o que não faltam. Amanhã, sábado (4) acontecerá a “A Cervejada dos Friends” no Phay, já a partir das 17 horas. A festa vai “rolar” até às 4 horas da manhã de domingo (5) no embalo das bandas Kaduká, Edddy&Gil e das guarapuavanas, Bruna&Karine. No domingo (5), às 21 horas, será a vez do show nacional com o MonoBloco (samba rock) e com a Kaduká. Nas três primeiras noites do macro evento a previsão de público é de 1 mil pessoas/noite.
Mas é na segunda-feira (6), véspera do feriado de 7 de Setembro, que a festa atinge o seu ponto alto. A Friends White Party vai começar às 22 horas e contará com todos os 1,5 mil convidados vestidos de branco. A intenção dos organizadores é retratar a paz e a harmonia. O evento oferecerá Open Bar com bebidas premium e Open Food com o melhor da culinária italiana e japonesa. A animação estará por conta de Edo Krause & Orquestra Sinfônica de Curitiba, Vácuo Live e Banda Play List. Além disso, a Friend White Party terá uma estrutura com mais de 40 “move heads” e painéis de “led’s” por toda a festa.

O COMEÇO E A FALTA DE APOIO
Considerada o maior evento social de Guarapuava e do Paraná a Friends White Party começou com a ideia que dois amigos tiveram para comemorar seus aniversários. Thiago Pissaia e Luis Artur Araújo completariam 18 anos e 21 anos, respectivamente, no ano 2000, em 6 de setembro.
“Como morávamos fora pensamos em reunir nossos amigos para festejar e promovemos um encontro na boatinha do Guaíra”, relembra Thiago. A cada ano a festa foi se tornando maior e agregando novos parceiros. Hoje o grupo reúne 7 pessoas na elaboração do evento: Thiago Pissaia, Luis Artur Araújo,  Felipe Cruz, Aragão de Mattos Leão Neto, Rodrigo Camargo, Tiago Araújo e Vinicius Camargo.
Há quatro anos, porém, a Friends tomou proporções que surpreendeu os próprios idealizadores e atrai a Guarapuava pessoas do Brasil inteiro.  "Como as pessoas vinham e o feriado é prolongado começaram a reclamar que na cidade não havia o que fazer nos dias que antecediam a festa. Começamos a organizar eventos nesses dias. Fizemos feijoada, dpois risoto e a festa foi aumentando até chegar no ponto em que está", diz Thiago.
Para agradar cada vez mais os promotores não poupam investimentos e nem visam lucro. Para se ter uma ideia da proporção da Friends o investimento neste ano é de R$ 275 mil, dos quais, R$ 160 mil gastos somente para organizar a noite de segunda-feira.
Como qualquer evento cultural ou social promovido na cidade, a captação de recursos é a maior dificuldade enfrentada pelos organizadores. “O empresário de Guarapuava não tem visão, não apóiam iniciativas como a nossa. Cheguei num empresário da cidade e ele disse que iria me ajudar porque já fez negócios com o meu pai. Isso é um absurdo. Não precisamos de ajuda, precisamos de reconhecimento e de apoio”, diz Thiago Pissaia. As criticas também são extensivas à Prefeitura. “Não tivemos nenhum tipo de apoio  cutlural da Prefeitura”, afirmou.
“Guarapuava tem a maior festa privada do Paraná e uma das únicas do País no gênero. Não visamos lucro. O que desejamos é que a cidade tenha opção de entretenimento e entre para o calendário nacional dos grandes eventos, como já está acontecendo”, disse Thiago.

SERVIÇO: Os poucos convites que restam podem ser encontrados na Plug, Loja Belo, Exclusiv e Caio. O Au-AU também apoia o evento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.