As mudanças que vem ocorrendo na sociedade colocam no passado fatos culturais, principalmente, na questão de gênero. Assim, aquela mulher submissa, ‘rainha do lar’, que não cuidava da aparência dá lugar ao que se chama hoje de ‘mulher empoderada’.
Conforme a Magrass, com isso, as mulheres encontram seu próprio espaço e fortalecem seu papel na sociedade em que vivem. Além disso, garantem que estes espaços sejam mais colaborativos, sustentáveis e igualitários. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), empoderar mulheres é também promover a equidade de gênero. Isso passa por todas as atividades sociais e econômicas, garantias que promovem o efetivo fortalecimento da economia, o impulsionamento dos negócios. E a consequência é a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças para o desenvolvimento sustentável.
A ONU MULHER
Sabedores dessa importância, que é considerada vital no desenvolvimento sustentável de cidades e nações, a ONU Mulher e o Pacto Global das Nações Unidas lançaram no Dia Internacional da Mulher em março de 2010, os Princípios de Empoderamento das Mulheres.
Portanto, trata-se de um conjunto de princípios para o meio empresarial oferecendo orientação sobre como delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, mercado de trabalho e na comunidade. Em 1 de dezembro de 2012, mais de 450 CEOs do mundo inteiro assinaram a Declaração do CEO de Apoio aos Princípios de Empoderamento da Mulher, cientes dos resultados consistentes que a prática desses princípios pode trazer para sua organização e todo o seu entorno.
São ações que permitem que a mulher deixe de lado o hábito de duvidar da própria capacidade. Afinal, oportunidades existem e estão aí à disposição para busquem seus objetivos , para que sintam-se bem e sejam felizes.
DICAS DA MAGRASS
Fortaleça sua autoestima
Cuide da saúde, da aparência
Aprenda a dizer não
Delegue
Não incentive a competição entre mulheres: Sororidade é a palavra que define o apoio mútuo e a empatia entre mulheres, o que as faz mais fortes.
Leia outras notícias no Portal RSN.