*Reportagem atualizada para inclusão de informação às 16h40 do dia 10/3.
A Secretaria de Saúde do Paraná divulgou nessa segunda (9), o boletim atualizado com o número de suspeitos com o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Eram ao todo 34 casos em investigação no Paraná. Desde o início do monitoramento, em janeiro, foram 53 casos investigados no Estado.
Entretanto, na tarde desta terça (10), a Sesa divulgou a atualização do boletim do coronavírus. São 16 novos suspeitos da doença no Paraná, totalizando agora 49 casos em análise. Os novos suspeitos estão localizados em Curitiba (6), Cascavel (1), Cianorte (2), Corbélia (1), Foz do Iguaçu (2), Maringá (3) e Ponta Grossa (1). Os municípios de Cianorte e Corbélia ainda não haviam registrado suspeitas.
O último boletim também informa que a partir de agora, o método de divulgação de casos em investigação terá somente dados da Regional de Saúde, do município, e número de casos descartados e/ou suspeitos em análise. Os boletins anteriores traziam datas, históricos de viagens e coleta de amostras.
Conforme o Governo do Estado, a mudança é necessária em função do alto número de notificações enviadas via sistema para a Secretaria de Saúde, o que inviabiliza o relatório diário. Os dados são divulgados todos os dias até as 12h. Após este horário, qualquer nova informação será inserida no próximo boletim.
Brasil
Conforme boletim divulgado pelo Governo do Rio Grande do Sul manhã desta terça (10), o Estado tem o primeiro caso confirmado do vírus no Sul do Brasil. O paciente é um homem de 60 anos que esteve na Itália.
Assim, com o registro, sobe para 31 o número de casos conhecidos da doença no país, incluindo 25 contabilizados oficialmente pelo Ministério da Saúde até segunda (9). Por fim, outros cinco casos foram divulgados pelo Governo do Rio de Janeiro, após a atualização do balanço federal.
Leia outras notícias no Portal RSN.