22/08/2023

“Um conto para a nossa história” abre Semana Literária no Sesc

Começou nesta segunda-feira (13) e vai até a sexta-feira, a Semana Literária no Esc em Guarapuava. As atividades começam diariamente às 9 horas e seguem até ás 15 horas, explorando o tema "Leitura e Cotidiano."

Para atrair o público alvo composto por adultos e mostrar que a leitura tem tudo a ver com o cotidiano, escritores foram convidados a participar das atividades, promovendo a troca de ideias e abordando a interação entre a leitura e a existência humana.

"Lemos grandes livros para aprender a ler o mundo", disse o curado da Semana Literária, José Castello.

O primeiro dia da Semana começou com a apresentação teatral Um conto para a nossa história, encenada pela Companhia de Teatro Arte e Manha. Durante a tarde haverão outras duas apresentações: às 14h e às 15h. Às 19h30, será a vez da contadora de histórias, bibliotecária e mestre em educação, Lucia Fidalgo, falar sobre "Lendo e contando no dia a dia.

Amanhã, terça-feira (14), as atividades retornam às 10 horas, com a contação de história " O menino que ganhou uma boneca", com a Cia Tipos e Caras (Maringá), com reprise às 14h e às 15h. Às 19h30 pensadores da cidade participarão de uma mesa redonda sobre temas cobrados em ve stibulares.

Na quarta-feira (15) será a vez da história Fuxico – Enquanto a história não vem, com o Espaço Sou Arte, de Campo Mourão. O horário será às 9h, 10h e às 15 horas. Uma homenagem à escritora Gracita Gruber Marcondes será feita às 19h30, durante um café literário. Na ocasião será lançado o livro: 200 anos de uma caminhada histórica, escrito pela historiadora. Paralelamente, acontecerá uma mostra de leituras poéticas no cinema e às 20h30 começa uma oficina de rtilha sonora, sob a responsabilidade da professora Daiane Solange S. da Cunha, pedagoga e mestre em educação.

Na quinta-feira (16), a primeira atividade será "Era uma vez", com o grupo Espaço Sou Arte. À noite continua a mostra de leituras poréticas no cinema (19h30), e às 20h30, segue a oficina de trilhas sonoras.

No último dia da Semana Literária, sexta-feira, a atração será o grupo Malunga, de Campo Mourão, com "Terra, asfalto, poesia, às 9 horas, com reprise às 10h, 14h e 15 horas. O escritor Cristóvão Tezza profere palestra, ás 19h30, sobre a criação literária e a importãncia da leitura, encerrando o evento.

A Semana também oferece atividades permanentes, das 8h às 18 horas com oficinas de poesia concreta e espaço monitorado Rachel de Queiroz. Quem for até o Sesc também poderá apreciar uma instalação com o tema"Não me deixes".

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.