Os casos suspeitos de Coronavírus em Irati deram um salto nessa segunda (23). Os relatos, que no domingo (22) somavam apenas nove, sendo oito suspeitos e um descartado, chegaram a 24 conforme o boletim diário divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. A Prefeitura de Irati decretou toque de recolher entre 21h e 6h.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati, a grande diferença entre os números do sábado (21) e de ontem (23) ocorreram em decorrência das mudanças nas definições de casos suspeitos, com base no novo decreto. Assim, após a publicação do novo decreto, todos os casos de síndromes gripais que passam por atendimento médico são notificados.
Por isso, mesmo moradores de Irati que não viajaram para outros locais e nem tiveram contato com casos suspeitos, mas que estão apresentando tosse e dor de garganta, são incluídos como casos em investigação. A Secom continua alertando a população iratiense sobre a importância de adotar as medidas de prevenção.
TOQUE DE RECOLHER
Além disso, a Secom anunciou que a partir desta terça (24) os moradores terão que cumprir ‘Toque de Recolher’. Conforme o anúncio, fica estabelecido que ninguém pode sair de casa entre 21h e 6h do dia seguinte. Assim, o período de vigência do decreto, inicialmente, vai até o próximo dia 13 de abril.
O não cumprimento das medidas estabelecidas, fica caracterizado como infração à legislação municipal. Assim, o infrator pode ser penalizado. Inexistindo penalidade específica para o descumprimento das medidas de que trata o decreto, fica estabelecido o valor entre R$ 300 a R$ 5 mil, como multa pela infração. Além disso, denúncias de descumprimento, podem ser encaminhadas pelo telefone 153, da Guarda Municipal.
SERVIÇOS
A Secom informou que a partir desta quarta (24) o Departamento de Habitação de Irati prestará informações e esclarecimento de dúvidas unicamente através de telefone e WhatsApp. O atendimento será feito em horário comercial pelo telefone (42) 9 9105-5438.
Já a Secretaria de Agricultura de Irati alertou aos produtores que, aqueles que precisarem de Notas Fiscais de Produtor Rural, devem agendar atendimento via telefone 9 9141-6339, ou mensagem via WhatsApp. A secretaria alerta que os agendamentos sejam feitos somente em casos de extrema urgência.
Além disso, a retirada dos agendamentos serão nas terças e quintas entre 13h e 17h. Assim, a secretaria reitera que somente o titular do cadastro, ou terceiros por meio de procuração podem efetuar a retirada. Por fim, o programa Ecotroca está suspenso por tempo indeterminado.
Leia outras notícias no Portal RSN.