Em decorrência da pandemia do Coronavírus, o Albergue Noturno Frederico Ozanam, em Guarapuava, está em estado de isolamento. Ao todo, 26 albergados permanecem no interior da casa em respeito à quarentena imposta pelas autoridades civis e de saúde pública. No momento, a instituição precisa de produtos de limpeza e higiene.
De acordo com a diretoria da casa, as portas da instituição foram fechadas no último dia 14 de março, quando foi determinada a quarentena. Por isso, as 26 pessoas que estavam na casa no dia da determinação, permanecem no local. Além disso, voluntários se revezam para atender às necessidades dos albergados, conforme contou o diretor da casa, Neumar Fabrício Folador.
Estamos cumprindo com a quarentena determinada pelas autoridades. Por isso, as pessoas que estavam na casa naquele momento, não poderão sair até segunda ordem. Também não estamos recebendo nenhuma pessoa de fora. Infelizmente, esta é uma medida necessária para conter esta pandemia que assusta a todos.
DOAÇÕES
Ainda de acordo com a diretoria, os bazares de roupas e utensílios usados que eram promovidos todos os sábados, também foram cancelados. Assim, as doações diminuíram por causa do Coronavírus e, atualmente, o Albergue Noturno de Guarapuava precisa, com urgência de materiais de higiene e limpeza para manter o espaço livre de contaminação.
“Alimentação ainda temos. Mas neste momento, estamos precisando e muito, de produtos de limpeza e higiene. Esses são itens necessários e fundamentais até mesmo no combate a Covid-19”. Além de cuidar da limpeza da casa, os albergados trabalham na horta, no jardim e no preparo das refeições.
No começo da reclusão, conforme o diretor, houve certa relutância e apreensão por parte de algumas pessoas. Entretanto, depois – afirma o diretor -, todos entenderam que esta é uma medida necessária e fundamental para o bem de todos.
AJUDA
Quem quiser fazer doações para o Albergue Noturno de Guarapuava, basta ligar para o número (42) 3624-1125 que os voluntários se encarregam da arrecadação.
Leia outras notícias no Portal RSN.