22/08/2023

Herdeiros ocupam Invernada Paiol de Telha “Fundão”

Famílias quilombolas que estão acampadas no "barranco" em frente a área de 3,6 mil alqueires de terra na Invernada Paiol de Telha, Fundão, no muncípio de Reserva do Iguaçu ocuparam parte do território na madrugada deste sábado. Eles são herdeiros de ex-escravos que ganharm as terras da fazendeira Balbina Siqueira em 1860. Hoje são mais de mil herdeiros que estão fora da área num dos maiores conflitos fundiários do Paraná no setor de áreas remanescentes de quilombolos noParaná.

Divididos no núcleos de Guarapuava (sede urbana), assentamento (Paiol de Telha na Colônia Socorro), Pinhão e "barranco" em Reserva do Iguaçu, os quilombolas decidiram ocupar a área após a assembleia realizada com o Incra na quinta-feira (16) na Unicentro quando foi apresentado o Relatório entrega do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do Território Quilombola (RTID). Nesse documento está inserido o relatório antropológico da área hoje sediada no município de Reserva do Iguaçu e principal motivo da demanda entre os quilombolas e a Cooperativa Agrária; o levantamento agronômico ambiental; o levantamento da Cadeia Dominial e a relação das pessoas que hoje residem na área; o cadastramento das famílias quilombolas herdeiras.

Matéria relacionada:

www.redesuldenoticias.com.br/noticia.asp

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo