Em Guarapuava, o número de casos suspeitos do novo coronavírus subiu para 44 sexta (27). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, outros 12 casos foram descartados. Até o momento, o município tem um caso confirmado. Trata-se de um paciente de 57 anos internado desde o dia 20 de março na UTI do Hospital São Vicente. A família dele e outras pessoas permanecem isoladas.
ATENDIMENTO
Em sete dias, mais de 600 guarapuavanos que precisaram de apoio e informação sobre a pandemia encontraram orientação em uma chamada telefônica. O serviço é disponibilizado das 8h às 23h, atendendo em média, 90 pessoas por dia.
Todavia, o secretário de Saúde, Celso Goes, “o call center está sendo uma ferramenta importante de suporte à população, tanto sobre os sintomas e deslocamento das equipes, quando necessário, como para atendimentos referentes à Covid-19 e apoio psicológico”.
PARANÁ
O coronavírus fez as duas primeiras vítimas fatais no Paraná nesta sexta (27), de acordo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Assim, as mortes foram registradas em Maringá, no Norte do Estado. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas são um homem de 84 anos e uma mulher de 54 anos.
A filha dele havia viajado para a Espanha e retornou ao Brasil já doente, sendo confirmada para coronavírus no dia 18 com quadro clínico leve e em isolamento domiciliar até o momento. Em princípio, o paciente passou a ser considerado como caso suspeito, porém, após o contato com este caso foi confirmado e morreu nesta quinta (26).
Assim, o segundo é uma mulher, 54 anos, que viajou para João Pessoa, na Paraíba, passou por São Paulo e retornou ao Estado no dia 11. Além disso, os sintomas começaram no dia 14 e foi internada em rede particular de Sarandi no dia 20. A paciente morreu na quarta (25). Ambos possuíam outras doenças.
Conforme a Sesa, o vírus foi confirmado em 21 municípios do Estado. O número de casos subiu de 102 para 125 no Paraná, entre a quinta (26) e a sexta (27). Em resumo, são 1.078 casos do novo coronavírus em investigação e 2.004 descartados. Os municípios com mais casos confirmados no Estado são Curitiba (71), Maringá (7), Cianorte (7) Cascavel (5) e Foz de Iguaçu (5).
BRASIL
O Ministério da Saúde divulgou no começo da noite desta sexta (27) o mais recente balanço dos casos da Covid-19. Assim, os números mostram o avanço do coronavírus no país. De ontem (26) para hoje as confirmações subiram de 2.915 para 3.417.
Mas, em relação às mortes, o aumento foi de 19%. Passaram de 77 nessa quinta (26) para 92 nesta sexta. Segundo o secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, o perfil das vítimas mostra que, entre as pessoas com 20 e 39 anos, foram registradas três mortes.
Entre 40 e 59 anos, o total de mortes chega a seis. Já outras 76 mortes ocorreram no grupo de pacientes com mais de 60 anos. Por fim, de acordo com o Ministério da Saúde, havia até 15h hoje, 116 pacientes internados em enfermarias e outros 148 pacientes em unidades de terapia intensiva no Brasil.
Por fim, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou hoje (27) em Brasília, que as companhias Gol, Azul e Latam vão garantir voos para as capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, além de outras 19 cidades do país. Os voos terão início amanhã (28) e estão previstos até o fim de abril.
PANORAMA MUNDIAL
Enfim, nesta sexta (27), o número de mortes na Itália por causa da Covid-19, aumentou em 919, disse a agência de proteção civil. Até agora, 9.143 pessoas morreram por conta da epidemia no país. É o recorde para um único dia. Antes, havia sido em 21 de março, quando 793 pessoas haviam morrido.
Perto das 14h, o Papa Francisco rezou nesta sexta (27) sozinho diante da imensa praça de São Pedro vazia e deu a bênção e a indulgência plenária ao mundo pela pandemia de coronavírus que o assola. Não há registro de gesto semelhante na história do Vaticano.
No Reino Unido, o primeiro-ministro, Boris Johnson, de 55 anos, está infectado com o coronavírus, de acordo com uma nota do governo divulgada nesta sexta (27). O político conservador teve sintomas leves e vai se isolar.
Contudo, na Espanha, segundo país mais atingido pela pandemia, registrou 769 mortes nas últimas 24 horas. Ao todo, são 4.858 mortes. Por fim, o último boletim da OMS informou que o novo coronavírus já foi confirmado em 588 mil pessoas até esta terça (24). A doença já deixou 26.9 mil mortos em todos os países reconhecidos pela Organização da Nações Unidas.
(*Com informações do Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.