Bituruna completa nesta segunda (30) uma semana de medidas intensivas de prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Assim, estão em vigor o Decreto 045/2020 e o Decreto complementar 046/2020.
De acordo com a prefeitura, os documentos declaram situação de emergência, limitam por 15 dias atividades do comércio, mantendo em funcionamento apenas os serviços essenciais. Além de regulamentar a implantação de barreiras sanitárias nas três entradas da cidade e toque de recolher das 21h às 6h.
Conforme a prefeitura, na cidade há duas equipes de fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, orientando e verificando se os serviços essenciais estão cumprindo as medidas de prevenção e higiene.
As equipes são formadas por membros da Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Prefeitura de Bituruna, Fundação Municipal de Saúde e voluntários. De acordo com a Polícia Militar duas equipes estão atuando durante o toque de recolher e não foi registrada nenhuma ocorrência.
Segundo balanço, foram 1.178 visitas em 71 estabelecimentos. Nas barreiras sanitárias foi feito o cadastro de 1.005 pessoas de outras cidades que foram para Bituruna. Todos estão sendo orientados sobre o isolamento voluntário como forma de prevenção.
DISQUE DENÚNCIA
Foi disponibilizado um disque denúncias, para receber de forma anônima denúncias de estabelecimentos irregulares e aglomerações de pessoas. Assim, os biturunenses podem mandar mensagem via whatsApp no (42) 3553-8012.
A Fundação Municipal de Saúde de Bituruna informa que até agora não há nenhum caso confirmado no município, e que não foram feitas coletas de amostra para exames no Município. Estão sendo monitorados 25 casos pela Secretaria de Saúde, sendo 22 casos provenientes de Bituruna e três de fora.
Leia outras notícias no Portal RSN.