Nos últimos três o número de casos confirmados da covid-19 aumentou cerca de 20% em Guarapuava. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Celso Goes, há três dias eram 16 casos com resultados positivos. “Hoje estamos com 20”. Conforme o secretário, desses quatro são pessoas que viajaram para outras cidades e r=três são da mesma família. O outro é um caminhoneiro.
“Quero pedir às pessoas: pensem duas vezes antes de viajar. Ainda mais se for para cidades onde há muito mais casos do que em Guarapuava”. O secretário observa que essas pessoas estão trazendo o novo coronavírus para o município. “Não é justo que essas pessoas contaminem outras que estão aqui se cuidando”.
Entretanto, diz o secretário, em casos de viagem de extrema necessidade, que se observe e se cumpra o distanciamento social de dois metros entre cada pessoa, usem máscara e higienizem as mãos várias vezes por dia.
OCUPAÇÃO DE UTIs
Único hospital com leitos de UTIs destinados exclusivamente para pacientes da covid-19 para Guarapuava e Região, o São Vicente está com 60% da capacidade lotada. Conforme Celso Goes, cinco são de Guarapuava, um de Santa Maria do Oeste e outro de Prudentópolis. Desses, cinco estão respirando com auxílio de respiradores.
Leia outras notícias no Portal RSN.