22/08/2023
Cotidiano

Pitanguense assume cargo de Procurador do MP-Pr

imagem-20603

O pitanguense Luiz Roberto Merlin Cléve, assumiu, no final de setembro, o cargo de Procurador do Ministério Público do Paraná. Clève, natural de Pitanga, município na região de Guarapuava, é o primeiro pitanguense a assumir a função de Procurador do MP-PR. Luiz Roberto Merlin Clève ingressou no Ministério Público do Paraná em 1987, como Promotor Substituto da Comarca de Umuarama. Antes de assumir o cargo de Procurador Clève integrava, como Promotor Assessor, a Corregedoria-Geral do Ministério Público.
Em sua trajetória na instituição, Clève também atuou nas comarcas de Altônia, Francisco Beltrão, Cianorte e Curitiba. Na capital, trabalhou na área de proteção ao Patrimônio Público, integrando a Corregedoria-Geral do MP-PR, na gestão dos Corregedores Reinaldo Prado (1992/1993) e Nilton Marcos Carias de Oliveira (1993/1995). Em 1995 passou a exercer as funções de promotor de Justiça em substituto em segundo grau.
Clève relata que o ingresso na carreira de Promotor do Ministério Público foi fruto de um sonho juvenil de prestar um serviço público à nação. “Eu tive a oportunidade de viajar para o exterior e consolidar minha carreira por lá, no entanto, preferi atuar como Promotor no interior do Estado, onde pude atender ao público de forma muito intensa e satisfatória”, relata.
E foi exatamente a proximidade com o público do interior do estado que Clève aponta como a experiência mais satisfatória de sua carreira como promotor. “A atuação de um promotor no interior é única, já que é possível, e é preciso, atuar em todas as frentes e em todos os aspectos. No interior, por exemplo, não há atuação de uma Defensoria Pública, e o promotor pode agir nessa frente, ou seja, o seu trabalho é mais do que essencial, e por conta disso, a experiência vivida é muito rica”, declara.
A paixão pela carreira jurídica vem de família. Clève é filho do desembargador aposentado Jeorling Cordeiro Cleve, recém eleito membro da Academia Paranaense de Letras, e irmão do presidente da UniBrasil – Faculdades Integradas do Brasil, Clèmerson Merlin Clève, que também atua na área jurídica, como professor dos cursos de Direito da UFPR e da UniBrasil – Faculdades Integradas do Brasil.

DESAFIOS

Como desafios para o futuro, Clève prevê um trabalho um pouco mais processual. “Agora eu deixo de promover ações e passo a dar pareceres, que com certeza serão mais sólidos por conta de toda a experiência adquirida como promotor”, afirma. Clève diz se sentir satisfeito em poder trabalhar pelo interesse do público. “Como procurador quero continuar cumprindo todos os mandamentos do Ministério Público, uma instituição que tem relevância republicana, social e democrática”, comenta.
Antes de assumir o cargo de Procurador, Clève integrava, como Promotor Assessor, a Corregedoria-Geral do Ministério Público. Agora como procurador de Justiça, o novo integrante do Colégio de Procuradores atuará na 3ª Procuradoria Cível, dando pareceres nas áreas de Direito Tributário e Previdenciário. Ainda segundo Clève, novo procurador do MP-PR, a promoção veio naturalmente e por conta da carreira exercida.

Foto e informações/Centro de Notícia: (da esq. para dir. Lineu W. Kirchner, Subprocurador-Geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador-Geral de Justiça, Luiz Roberto Merlin Cléve, Procurador de Justiça, e Francisco Zanicotti, Assessor Administrativo do Gabinete do PGJ e Membro do Conselho Superior do MP)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.